sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Missão MultiPlayer Nes

Disney's Chip'n Dale:
Rescue Rangers

Um jogo muito legal...

Mas que não fica tão mais legal de 2...



MISSÃO MULTIPLAYER NES
1ª TEMPORADA




Eu te pergunto e você responde... Qual o nome que damos para a melodia executada por um só artista?!? Resposta: SOLO! Eis que é ele que vos fala, o blogueiro mais criativo e crítico de toda a B.E.R.G., The Solo Player.

E continuando
a nossa caminhada de desbravar todos os jogos Multi-Player Cooperativos do Nes, dessa vez com um clássico da Disney, o jogo Chip'n Dale: Rescue Rangers.



O efeito TV nas crianças é devastador, tudo que passa na TV e que vira brinquedo, jogo, calçado, roupa, tem infinita vezes mais chances de fazer sucesso com a criançada do que algo que eles pouco têm contato. E neste caso não é muito diferente.

Chip n Dale 003_peqChip n Dale 005_peq

Se fosse só o efeito TV, o joguinho do Tico e Teco por si só, já seria um ótimo jogo, e acreditem é um ótimo jogo, mesmo que ao final da nossa análise levantarmos várias críticas a respeito do mesmo. Tenha sempre a consideração de lembrar que é um jogo para Nes, um jogo antigo e que fez bastante sucesso naquela época.

Chip n Dale 052_peqChip n Dale 061_peq

O jogo ao contrário da maioria dos jogos baseados em desenhos, filmes, séries, etc, não segue um episódio específico, ao contrário disto, você vai encontrar nas fases muitos detalhes de vários episódios, seria o equivalente a ir vivendo as aventuras do desenho dentro do game, claro com suas limitações.

Chip n Dale 040_peqChip n Dale 050_peq

A música de abertura, para os fãs do Tico e Teco é uma nostalgia a parte, o tema dos Rescue Rangers tem poder nostalgico na maioria das pessoas que conhecem o desenho. O jogo, apesar de ser "mais um" jogo de plataforma, ele tem seus diferenciais, que a princípio alguns podem estranhar, mas é o que dá charme e identidade ao jogo.

O mais importante deles, seria a forma como você combate seus inimigos, em um jogo de plataforma comum, você derrota seus inimigos pulando em cima deles, aqui isso não vai funcionar, você deve carregar alguma coisa e atirar neles, o objeto mais comum são caixas, que além de atirar você pode abaixar e usar a mesma como escudo, o esquilo entra dentro da caixa e só aparecem os olhos.

Neste ambiente de arremessar objetos, você vai descobrir que uma maça tem um incrivel poder de fogo. Apesar de ser um objeto arremessado de cada vez, você vai perceber que eles são bastante abundantes, se souber racionalizar e não for muito ruim de mira, munição não vai faltar.

Chip n Dale 006_peqChip n Dale 011_peq

Você acostumado com jogos de plataforma, tipo Mario Bros, Megaman, ou até mesmo do primo dos Tico e Teco, o Ducktales, vai notar que o gameplay neste jogo ocorre mais acelerado, parece que as coisas se movem mais rápido, o ritmo é mais acelarado, como acontece em jogos do Sonic, aqui as coisas são mais dinâmicas.

O jogo tem um tamanho razoável, não é muito grande, também nem curto demais, você inclusive pode ignorar algumas fases, pois tem em um mapa e depois de determinadas fases você pode seguir por caminhos diferentes, isto também não impede você de jogar todas as fases.

Chip n Dale 018_peqChip n Dale 028_peq

A dificuldade pode ser classificada como fácil, jogadores acostumados com jogos de plataforma não vão encontrar grandes desafios neste jogo. Talvez o mais difícil seja aprender o timing dos esquilos, e com isso entramos naquele esquema do tentativa e erro.

Chip n Dale 084_peqChip n Dale 105_peq

Os gráficos estão no nível que o Nes pode oferecer, apesar de que são bastante trabalhados, (com exceção do fundo que é monocor na maioria das vezes), dentro da capacidade do videogame, as músicas e o som, talvez merecessem um refinamento melhor, mas para a idade do game está de bom tamanho, você vai perceber que apesar de haver uma tentativa dos programadores do jogo criarem fases variadas, com alguns sub-desafios, você vê que por causa das limitações, parece que o resultado final foi um pouco embolado.

Chip n Dale 019_peqChip n Dale 011_peq

Se a análise terminasse aqui, eu diria que é um jogo de Nes excelente, apesar dos por menores, mas a nossa função primordial é analisar o Multi Player do jogo, e antes de jogar para analisar eu tinha uma opinião muito diferente da que eu tenho agora.

A princípio eu achava que o jogo era uma ótima opção para dois jogadores, primeiro porque ele é um jogo praticamente da mesma época do que Mario Bros e ele permite dois jogadores simultâneos, um avanço incrível. Só que quando você joga de dois jogadores, parece que o jogo muda drasticamente.

Chip n Dale 122_peqChip n Dale 147_peq

Lembra do gameplay dinâmico que citei lá em cima, pois é, jogando de dois jogadores, isso some, principalmente pelo fato de um jogador ter que esperar o outro, mas não é só isso, o tamanho da tela não favorece, porque rapidamente um jogador trava o outro.

Um outro fator que uns podem achar bom e outros ruim, é o fato de você poder usar seu parceiro como munição, da mesma forma que você pode carregar uma caixa e jogar, você pode jogar o seu parceiro, seja no inimigo para ele perder energia, ou seja em um buraco para perder uma vida direto, o jogo pode mudar de cooperativo para competitivo em um piscar de olhos.

Chip n Dale 022_peqChip n Dale 032_peq

Falando em buraco, quando a tela SOBE para cima, isso mesmo SOBE para cima, tome o triplo de cuidado, o jogador que sobre primeiro, CRIA um buraco lá em baixo, a tela não trava neste caso, e se o jogador que ficou para trás não subir depressa ou se o primeiro jogador não esperar, é menos uma vida.

Nos chefões o segundo jogador não ajuda nada, porque de toda forma, só existe um único item para jogar, e joga um de cada vez, então o segundo jogador pouco ou nada contribui.

Chip n Dale 108_peqChip n Dale 112_peq

Alguns vão dizer que jogar de dois jogadores este jogo é o máximo, mas pela primeira vez no nosso blog, eu afirmo que jogar no modo Solo Player é muito melhor do que jogar no modo Multi Player, sem contar que jogando de dois jogadores o jogo fica mais travado, e parece que fica mais difícil avançar, por causa das travadas e não porque aumenta a dificuldade em si.

Resumindo, o segundo jogador, mais atrapalha do que ajuda. Olhando parece que fica mais legal, então só jogando para você entender, é um jogo muito bom com certeza e nós recomendamos, mas para jogar Solo Player.

Chip n Dale 067_peqChip n Dale 071_peq



- Abaixo o segue o gameplay do jogo:









- Segue a demonstração do jogo, logo abaixo a configuração das teclas e sempre lembrando que abre mais fácil no Internet Explorer, utilize Ctrl+F5 se precisar.

IMPORTANTE: O framerate nesta demonstração pode ser diferente do framerate real do jogo.















AVALIAÇÃO TÉCNICA

Gráficos:
B
Músicas:
C
Efeitos Sonoros:
C
Jogabilidade:
C+
Dificuldade:
D+
Fator Multi-Player:
D
Diversão:
B+
Replay Value:
C
Nota Global:
C
Nível do Jogador:
Iniciante





PRÓS
  • Fator Nostalgico
  • Joguinho Simples e Legal
  • Fases não muito longas
  • Controles Simples
  • Ação Rápida
  • Fidelidade com o tema e o desenho do Tico e Teco

CONTRAS
  • Jogabilidade não tão precisa
  • De dois jogadores a mecânica do jogo fica mais difícil.
  • Criação de buracos.
  • O tamanho e a movimentação da tela não favorece o Multi-Player.



- Para terminar:






- E até a próxima…







Postado por Solo Player.







Colaboração Tcheco Boy.











Missão MultiPlayer Nes - 1ª Temporada
Demais Jogos:


8 Eyes
Alien Syndrome
Battle City
Battletoads
Battletoads and Double Dragon
Disney's Chip 'n Dale: Rescue Rangers


19 comentários:

IronWolf disse...

Esse jogo me lembra outros jogos: Tom and Jerry, Blues Brothers e The Pink Panther Goes to Hollywood, todos para SNES. 

Rafa Tchulanguero Punk disse...

Esse problema de jogabilidade no multiplayer eu já vi acontecer muito também nos jogos mais genéricos do SNES. O ruim é que é questão de conceito errado mesmo, nem limitação técnica é.

Solo Player disse...

Jogos do mesmo estilo são muito parecidos. Mas cada um tem a suas peculiaridades com certeza.

Solo Player disse...

A impressão que passa quando a gente analisa com mais cuidado é que parece que os caras fizeram de qualquer jeito.

Ives PLANETA SNES disse...

prontinho banner concertado ;D

Willi J. R. C. W. disse...

Nossa, joguei à exaustão a sequência desse game, Chip 'n Dale Rescue Rangers 2, no meu falecido NES, e é um dos meus games favoritos até hoje. Mas nunca tentei no 2 player. Então acho que não perdi nada. \o/

Muito bom o joguinho.

Solo Player disse...

Ok

Solo Player disse...

Falaremos da sequência logo, logo...

Marcelovitor29 disse...

maneiro o post, como um retro-gamer vou procurar este game para dar uma conferida. Participo de um blog com conteúdo semelhante a este, o "batedeira Geek" segue o link: http://batedeirageek.blogspot.com/ se interessar podemos fechar uma parceira. Abraço!

Solo Player disse...

Opa, seja bem vindo. Já adicionei o link do Batedeira Geek aos parceiros, fico aguardando você adicionar o nosso lá.
Aquele abraço.

Mahjongbr disse...

puxa como eu gostava do NES! lembro de muitos jogos que eu gostava como yo noid, mega man, etc. sou retro gamer total. estou me divertindo com jogos antigos no ipad. tem um arcade legal da capcom e jogos de synclair. 

PedroQueroJogar disse...

Aqui está um jogo que sempre quis jogar mas nunca encontrei à venda nem conheci ninguém que o tivesse. Só me lembro de o ver nas revistas e de gostar muito do aspeto do jogo.

Abraço!

Leonardo Soler disse...

eu tava jogando esse jogo com o Marvox na semana passada... tomei um coro pq vira e meche a gente se acerta com as caixas... 


Hhahahaa

é legal.. mas é meio complicado pra jogar pra 2...

Solo Player disse...

Opa. Aparece mais vezes, divida com a gente suas experiências, quem sabe a gente não se inspira para uma postagem bem bacana.

Solo Player disse...

Esse também joguei muito pouco na epoca em que tive o Nes, um conhecido tinha, mas depois se desfez do jogo, aí cê já viu...

Solo Player disse...

É diferente, e com certeza fica muito mais complicado do se jogasse sozinho... Esse negócio de acertar com a caixa, chega até ser engraçado...

PedroQueroJogar disse...

Te enviei um email por causa de fazer mos parceria quando puder dê uma olhada.

Supersonic933 disse...

Desculpe pela demora, mas sim, tenho twitter:
@Supersonic933
 

PedroQueroJogar disse...

Anda desaparecido, já faz tanto tempo que não posta :/

Postar um comentário