quarta-feira, 28 de março de 2012

MAHJONG
Regras do Maajan, o estilo japonês
Parte V

Combinações Especiais, não entendeu ainda?!?


O Iron Wolf caprichou dessa vez.




Para ganhar uma rodada em uma partida de Mahjong, não basta apenas ter uma mão com 4 grupos + 1 par. Além disso, é necessário possuir ao menos uma combinação especial. No Mahjong japonês, elas são chamadas de YAKU. Para algumas pessoas, talvez o principal desmotivador de se aprender o Maajan seja a quantidade de Yakus (42 ao todo).

No entanto, percebi que há uma ordem certa para ensiná-los a quem está começando a jogar. Em muitos tutoriais, os Yakus são agrupados de acordo com a quantidade de Han (dobres/multiplicadores) que cada um vale. Porém, como a maioria deles não ocorre com tanta frequência, isso acaba confundindo os jogadores sobre o que é importante saber, ou o mínimo necessário para começar a jogar. Por isso, dividi os Yakus em categorias.



Yakus Essenciais: são aqueles que ocorrem com mais frequência nas partidas de Maajan. Também são considerados essenciais aqueles que podem garantir a condição mínima de 1 Yaku para poder ganhar. Em alguns casos, pode acontecer de um deles ser a única combinação especial da mão, possibilitando, assim, a vitória. Por isso, em minha opinião devem ser os primeiros a serem aprendidos.



Riichi - 1 Han

Declaração de que a mão está em Tenpai, ou seja, pronta para bater, faltando apenas uma peça para completá-la. Ao declarar Riichi, o jogador deve apostar 1000 pontos; a partir daí, não poderá alterar sua mão até que saia a peça que lhe dá a vitória, seja por Ron ou por Tsumo.


Daburu Riichi (Riichi Duplo) - 2 Han declaração de Riichi no 1º turno



Tsumo (Menzen Tsumo) - 1 Han

Mão OCULTA completada com peça do muro vivo.

(OCULTA: não foram usados descartes dos outros jogadores para completar conjuntos)

Na verdade, tsumo é o ato de comprar a peça do muro. Conforme dito anteriormente, existe a vitória por tsumo, que consiste em comprar do muro a peça que falta para completar a mão. Além disso, tsumo também pode se referir ao Yaku cujo nome é Menzen Tsumo, isto é, o Tsumo com mão Oculta.



Yaku-Hai - 1 Han


Trinca de Pedra Especial (isto é, Elemento, Vento do Jogador ou Vento da Rodada).



Dora - 1 Han cada

Pedra especial, definida pelo indicador no muro morto (veja a Parte II do tutorial para mais detalhes). NÃO PODE SER O ÚNICO YAKU (COMBINAÇÃO ESPECIAL) DA MÃO.



Pinfu - 1 Han

Apesar de simples de fazer, a descrição pode parecer complicada à primeira vista. Por isso, veja as mãos a seguir e identifique o que elas tem em comum.

Obs.: a terceira mão só será Pinfu se tanto o Vento da Rodada quanto o Vento do Jogador não forem Leste.


O Pinfu é uma mão sem Fu, OCULTA. Isto implica em:

- Todos os grupos são sequências
- A espera é ryanmen
- O par é sem valor, ou seja, não pode ser de Elemento, Vento do Jogador ou Vento da Rodada

se você conferir a Tabela de Fu da Parte III do tutorial, verá que somente trincas/quadras dão Fu. Também verá que só as esperas difíceis de completar, bem como um par de valor, acrescentam Fu à mão.

Resumindo os 4 requisitos, para ajudar a lembrar:


- Mão OCULTA
- de sequências
- espera aberta
- par sem valor




Tan Yao - 1 Han

Mão formada somente por pedras Simples, isto é, as pedras de 2 a 8 dos naipes numéricos.


Curiosidade: o nome completo desta mão é Tan Yao Chuu. As pedras Yao-Chuu são os 1's e 9's + Ventos + Elementos. Ou seja, esta é a "Mão sem as Pedras Yao-Chuu".



Iitsuu - 2 Han (Oculto), 1 Han (Exposto)

Mão com sequência de 1 a 9 em um mesmo naipe




San Shoku Dou Jun - 2 Han (Oculto), 1 Han (Exposto)

Outros nomes:
Sanshoku, Sanshiki

A mesma sequência nos 3 naipes. Ex.: 456 Man (Caractere) + 456 Pin (Moeda) + 456 Sou (Bambu)




San Shoku Dou Kou - 2 Han

A mesma trinca nos 3 naipes. Ex.: 777 Man (Caractere) + 777 Pin (Moeda) + 777 Sou (Bambu)




Toi-Toi - 2 Han

Mão formada por trincas/quadras




Chii Toitsu, Chii-Toi - 2 Han

É uma das exceções ao "formato-padrão" das mãos no Mahjong (4 grupos + 1 par). Consiste em uma mão OCULTA formada por 7 pares DIFERENTES, ou seja, não é permitido ter as 4 cópias de um tipo de pedra e dizer que são 2 pares.




Hon-Iitsuu - 2 Han

Mão composta apenas por pedras de um naipe + Ventos e/ou Elementos. Em português, gosto de chamá-la de "Mão Semi-Pura" ou "Naipe-e-Honras".


Curiosidade: Seu nome em chinês significa "Mão Mista de Uma Cor" (Cor = Naipe).







Chin-Iitsuu - 6 Han (Oculto), 5 Han (Exposto)

Mão composta inteiramente por pedras de um naipe. Em português, gosto de chamá-la de "Mão Pura".




Chanta - 2 Han (Oculto), 1 Han (Exposto)

É a mão baseada em Terminais (1's e 9's dos Naipes Numéricos) mais fácil de ser feita. Consiste em:

- Cada grupo contém ao menos um Terminal, Vento ou Elemento;
- Deve haver ao menos um grupo, e/ou o par, de Vento/Elemento;
- Deve haver pelo menos uma sequência.


Curiosidade: o nome chinês desta mão significa "Mão Mista de Terminais", pois os Ventos/Elementos deixam-na "impura".







Jun-Chan - 3 Han (Oculto), 2 Han (Exposto)

Outra mão baseada em Terminais. Nela,

- Cada grupo e o par possuem ao menos um Terminal
- Deve haver ao menos uma sequência.


Curiosidade: o nome chinês desta mão significa "Mão Pura de Terminais". No entanto, ainda há outra mão baseada em Terminais, com um "grau de pureza" maior do que este :D (depois de ler todo o tutorial, compare nesta ordem: Chanta, Jun-Chan, Hon-Routou e Chin-Routou)





Yakuman: são as mãos-limite, ou seja, são as que valem o limite de pontos no Mahjong (32 000 para um jogador Não-Leste, 48 000 para o Oya). São, também, as mais raras e difíceis de serem completadas. Existe uma regra opcional que permite, assim como se acumula Yakus em uma mão comum, acumular mais de um Yakuman em uma mesma mão. Esta é a regra dos Yakumans Múltiplos. Geralmente ela não é usada, pois, apesar de as Yakumans serem extremamente raras, ainda é possível ocorrer um Yakuman Duplo (64 000 / 96 000).



Kokushi Musou (Os 13 Órfãos, Os 13 Únicos)

Tradução do nome original: "Reino Inigualável", "Nação Sem Igual"

Mão com as seguintes pedras: 1 e 9 de cada naipe, cada um dos 4 Ventos, cada um dos 3 Elementos, mais uma cópia de qualquer uma delas para formar um par. É a outra exceção ao "formato-padrão" (4 grupos + 1 par).


Obs.: Pela regra dos Yakumans Múltiplos, se a espera for pelo par, esta mão valerá Yakuman Duplo.



Dai San Gen (Os 3 Grandes Elementos)

Mão que contém trincas/quadras de cada um dos três Elementos (Dragões).




Suu An Kou (4 Trincas Ocultas)

Há duas maneiras de completar esta mão:

- Por uma espera shanpon ("Dual Pon", dois pares). Neste caso, a vitória só pode ser por Tsumo, pois, do contrário, a mão receberá o San An Kou (3 Trincas Ocultas), que vale bem menos;


- Pelo par, ou seja, já tendo as 4 trincas ocultas formadas; neste caso, a vitória pode ser tanto por Tsumo quanto por Ron.


Em jogos onde os participantes aceitam a regra de Yakumans Múltiplos, no primeiro caso a mão valeria um Yakuman simples; no segundo, um Yakuman Duplo.



Chin-Routou (Mão Pura de Terminais)

Mão formada apenas por Terminais.




Shou Suu Shi (Os 4 Pequenos Ventos)

Mão com trincas/quadras de 3 Ventos quaisquer + par do 4º Vento


Obs.: Na regra de Yakumans Múltiplos, vale um Yakuman simples.



Dai Suu Shi (Os 4 Grandes Ventos)

Mão com trincas/quadras de todos os 4 Ventos.


Obs.: Na regra de Yakumans Múltiplos, vale Yakuman Duplo.



Tsuu Ii Sou

Mão formada unicamente por Ventos e Elementos.




Ryu Ii Sou (Mão Verde)

Mão composta apenas pelas pedras com desenhos totalmenteverdes, isto é, 2, 3, 4, 6 e 8 Sou (Bambu) e Hatsu (Fortuna Verde).




Chuu-Ren-Pou-Tou (Os 9 Portais, As 9 Lanternas)

Mão OCULTA com a sequência 1112345678999 + X em um naipe, onde X é uma pedra desse mesmo naipe. Observe que independente do número da 14ª pedra, a mão possuirá 4 grupos + 1 par. Pela regra dos Yakumans Múltiplos, se no momento da vitória a espera for por 9 pedras diferentes, a mão valerá Yakuman Duplo.




Dai Shaarin (A Grande Carruagem)

Mão OCULTA com 7 pares, um para cada número de 2 a 8 do naipe de Pin (Moeda).




Suu Kantsu (4 Quadras)



Ten-Hou (Mão do Céu)

Situação em que o OYA declara vitória com as suas 14 pedras iniciais, isto é, já sai com a mão pronta logo no início do jogo. Em um tutorial de Mahjong na internet, vi um nome interessante para esta mão: "Going out of the Gods" ("Vitória dos Deuses") XD




Chii-Hou (Mão da Terra)

Situação em que um Ko (jogador não-Leste) declara vitória com sua primeira compra do muro, no primeiro turno, antes de qualquer declaração de Chii, Pon ou Kan.



Ren-Hou (Mão Humana)

Situação em que um jogador Ko (não-Leste), no primeiro turno, antes de comprar sua primeira pedra, declara vitória por Ron. Assim como o Chii-Hou, torna-se inválido se houver qualquer declaração de Chii, Pon ou Kan. A maioria dos jogos eletrônicos de Mahjong considera este Yaku como Yakuman. Porém, alguns salões de Mahjong e competições oficiais geralmente tratam o Ren-Hou como Mangan (8 000 / 12 000 pontos). Nessa situação, caso o valor da mão seja maior do que Mangan, deve-se considerar o valor da mesma. Se a mão possuir outros Yakus menores do que o Ren-Hou, pode-se considerá-lo como valendo 4 Han e somá-lo aos outros Yakus para computar seu valor final.



Kazoe Yakuman (Yakuman Contado)

Se a mão do jogador tiver 13 ou mais Han, é considerada Yakuman.



Shii San Puutaa (13 Peças Desconexas)

Situação em que o Oya, no início do jogo, ou um Ko, logo em sua primeira compra do muro, recebe uma mão inicial com 13 peças desconectadas, onde não é possível fazer qualquer declaração de Chii, Pon ou Kan. A 14ª pedra deve fazer um par com uma das outras 13 pedras.


Comentário: Esta é uma das várias mãos não-oficiais, que só são aceitas em determinadas localidades do Japão. Há ainda jogadores que admitem como Yakuman se todas as 14 pedras forem desconexas. Nesse caso, temos o Shii Suu Puutaa.





Yakus Extras: são em sua maioria situações/mãos que ocorrem muito pouco nas partidas. Algumas delas dependem mais da sorte do que da habilidade do jogador. Por causa destes dois fatores, acredito que devam ser aprendidas por último.



Ippatsu - 1 Han

Vitória dentro de 1 turno de descartes após uma declaração de Riichi. Torna-se inválido se o turno for quebrado por uma captura de descarte (Chii, Pon ou Kan).



Ii Peikou - 1 Han

Mão OCULTA com UM par de sequências idênticas.




Ryan Peikou - 3 Han

Mão OCULTA com DOIS pares de sequências idênticas.




San An Kou - 2 Han

Mão com 3 trincas ocultas




Hon-Routou - 2 Han

Mão formada apenas por Terminais, Ventos e Elementos




San Kantsu - 2 Han

Mão com 3 quadras





Shou San Gen (Os 3 Pequenos Elementos) - 2 Han

Mão com trinca de 2 Elementos + par do terceiro




Haitei / Houtei - 1 Han

Haitei (Haitei Raoyue) é a vitória com a última pedra do muro vivo.
Houtei (Houtei Raoyui) é a vitória com o último descarte.



Rin-Shan-Kai-Hou - 1 Han

Vitória com uma pedra comprada do muro morto, após uma declaração de Kan.

Curiosidade: seu nome chinês significa "(Colher a) Flor no topo da Montanha".








Chankan - 1 Han

"Roubar o Kan", isto é, declarar vitória com uma pedra que outro jogador usou para transformar sua trinca exposta em quadra. Existe uma exceção a essa regra que geralmente é aceita pelos grupos de Mahjong: no caso de um jogador declarar uma quadra OCULTA, é possível roubar o Kan se for para vencer com um Kokushi Musou.



Nagashi Mangan - Mangan (8 000 / 12 000 pontos)

Situação em que um jogador consegue completar os seguintes objetivos:

- A rodada termina empatada por muro vivo esgotado
- Sua mão está oculta
- Nenhum de seus descartes foram capturados
- Todos os seus descartes foram Terminais (1's e 9's), Ventos e Elementos.



Segue a demonstração do jogo, utilize o mouse para jogar:













CLIQUE AQUI para exibir em resolução maior.



Abaixo vídeo de uma partida de Mahjong bastante intensa:












- CRIATURA! Como assim BOA SORTE?!? Você só deveria dizer isso nas minhas postagens...






- Bem que eu gostaria, mas você não posta mais... E aí? Fico sem aparecer?






- E nós? A propósito, a Zatana comentou muito bem nesta postagem...






- Eh... Senão houver mais postagens, como vamos ver a Zatana e seus ótimos comentários?





- Eu tô com raiva... A gente entrou em colapso quando a Misty estava entrando para o time... Nem tive oportunidade de conversar com ela...





- Que isso Miroki, eu mal apareci...






- Pelo menos parou aquela palhaçada de clicarem na minha cara...






- Hehehe... Não seja por isso...






- Deixa pra lá...






- Seria mesmo possível voltar a ativa?!? Por que escreveriam o nome do blog no Death Note? Claro, se existe Death Note, deve existir também Fenix Down, temos que conseguir um de cada.




- Acho melhor encerrar antes que vire outra confusão... Até a próxima... Se houver...







Postado por IronWolf.








As outras partes deste tutorial podem ser acessadas abaixo:



Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte I

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte II

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte III


Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte IV

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte V


5 comentários:

Pistigrilo disse...

Finalmente ressuscitou o blog! Com certeza um tutorial bem completo. Vai ajudar muita gente!

Arildo Ricardo disse...

Wow! Que bom ver você de volta. Já estava sentindo sua falta no mundo retrô, amigo. Um abraço!!!

giggleefei@hotmail.com dada disse...

   
O MELHOR
site de MÚSICA do mundo



   
O MELHOR empresa de
criação e sites do mundo



   
Suplementos Alimentares


   
A MELHOR barra de cereal do Brasil
 

Cyber Woo disse...

Cara, com

PedroQueroJogar disse...

Graaaande post! E bem-vindo de volta!

Postar um comentário