segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Super Mario Bros X
The Great Empire - Windows

Aquilo que é bom...



Merece voltar...





- ATENÇÃO: As imagens dessa postagem são clicáveis e ao se clicar em uma delas, a mesma aumenta sem você sair da página, podendo ver maiores detalhes.




- Eu quero testar isso...






- "..."






- Hei, MAS você não deixou eu clicar na sua foto para ver se ela aumenta...





- Estou farto dessa piada, é para clicar nas imagens do post referente ao jogo, não na minha cara...





- Eh... Vamos parar de brigar, acho que o leitor já entendeu... Pessoal tenham uma boa leitura...








Mais uma vez sejam todos bem vindos e se você ainda não jogou ou não conhece o Super Mario Bros X (SMBX), você como RetroGamer que se preze deve fazê-lo o quanto antes.



O SMBX é na minha humilde opinião o melhor jogo de aventura 2D multi-player já feito, e nós aqui do JCOAS já falamos dele em uma oportunidade anterior, que pode ser relembrada aqui neste link.



Infelizmente o SMBX estava na versão 1.3 e o projeto foi interrompido, retirado do ar e sumiu da internet há alguns meses atrás. Restando apenas alguns ratros no submundo de alguns fóruns especializados.



O que é fascinante é que alguns pensaram inclusive eu que o fato do SMBX estar na versão 1.3 que ele de alguma forma estivesse incompleto. Ledo engano, para nossa sorte, o SMBX v1.3 é um jogo COMPLETO, tão completo que deixa o Bradesco comendo poeira.



O SMBX vêm com um capítulo inteiro, no qual tive o prazer de jogar até a última fase, fase na qual não consegui passar porque a dificuldade é bem elevada e não tentei tantas vezes assim. O nome deste capítulo é THE INVASION 2, que tem fases muito boas, algumas idéias originais, uma ótima aproveitação da jogabilidade e disponibilidade de Power-Ups, é bem nostalgico alguns momentos e algumas músicas, especialmente quando vem um dos castelos do ZELDA 2.



O SMBX não se resume a THE INVASION 2, o SMBX é uma plataforma completa de jogo, como se fosse um GAME MAKER ou algo parecido, então qualquer pessoa com criatividade pode criar seu próprio capítulo e disponibiliza-lo para que outros se divirtam. Quando conheci o SMBX logo tratei de baixar os capítulos completos que estavam disponíveis, mas nunca tive a oportunidade de joga-los.



Já tive bastante interesse em outros jogos do Mario, especialmente os Hacks que tem no site do MARIO HACKS, lembro que já baixei mais de 150 Hacks do Mario para jogar, a grande maioria é uma alteração/aproveitação do Super Mario World, e muitas tem notas altas de qualidade, o que você não percebe quando começa a jogar mais de cinco diferentes. Além de não assimilar a qualidade, você percebe que as Hacks de alguma forma são a mesma coisa, inovam muito pouco, fica repetitivo, lógico, essa é a minha opinião e de forma alguma quero denegrir o trabalho e o esforço do pessoal que faz as Hacks. Talvez alguém curta bastante as Hacks, mas você tem que jogar várias para achar uma realmente legal e completa.




Por essa experiência com as Hacks, logo não me apressei em jogar os outros capítulos do SMBX, joguei somente o principal, e após jogar até a última fase e pesquisar um pouco, me interessei em jogar os demais capítulos, ver como são, e para minha supresa, o primeiro que joguei, o THE GREAT EMPIRE é um jogo MARAVILHOSO, faz par com o THE INVASION 2 ou talvez até melhor, porque é mais dinâmico.



Jogando este capítulo, você que é fã do Mario, você que jogou Mario no Nes e no Snes, vai poder matar toda a saudade, o jogo é bom de verdade, não é bom porque eu acho que é bom, não é bom porque eu quero te dizer que é bom, é bom porque é bom, é divertido, é balanceado, a qualidade das fases, a jogabilidade, e algumas originalidades encontradas neste capítulo são muito bem vindas.



Uma coisa que para mim ficou muito legal no THE GREAT EMPIRE (TGE) é que o autor balanceou bastante as fases e os inimigos, e pela primeira vez jogando Mario, eu tive a sensação que a melhor estratégia não é simplesmente pegar a peninha, ou pegar o Yoshi Azul e sair voando (o Fractiu Voador vai odiar essa), sair voando pode até ser a melhor alternativa em algumas partes, mas nem de longe é a estratégia dominante.


- Como assim "SAIR VOANDO NÃO É A MELHOR ESTRATÉGIA?" Você só pode tá de sacanagem com o leitor...





- Neste caso infelizmente não é mesmo não...






- Acho que tanto tempo sem postar deixou você com aminesia... VOAR vai ser sempre a melhor habilidade... E a enquete aqui do BLOG prova isso... VOAR estar ganhando de todas e sempre vai ganhar...



- Tudo bem Fractius, mas assim, muita gente gosta de voar, voar é o máximo, mas não é unanime, e VOAR nem tá ganhando na enquete não viu...




- Eu não votei ainda, vou votar para ajudar...






- Fala sério, a enquete é para o visitante, não seria legal se a gente aqui do blog ficasse votando, e tem outra, todo mundo já sabe que você vai votar no VOAR, o objetivo é saber a preferência de outros...



- Mas todos vão preferir VOAR, VOAR é sempre mais legal... Essa enquete não retrata a realidade...





- Retrata sim, como assim VOAR é mais legal, eu prefiro muito mais LANÇAR COISAS do que VOAR, mesmo porque eu não vôo...





- Isso de LANÇAR COISAS é só com você mesmo BAT CÃO Anti-Social...





- Dessa vez eu vou ter que discordar, LANÇAR COISAS é MUITO LEGAL, olha só o meu ARCO...





- Deixa para lá... No final VOAR vai ganhar na enquete... FLOR-DE-FOGO já comecei a não gostar desse MARIO X...










Muitas vezes você vai preferir a Flor-de-Fogo do que Voar (inédito pelo menos para mim), atirar neste jogo é muito melhor que voar, poder de fogo, andar armado te dá muita segurança em algumas fases, e tanto é verdade que o item do Martelo chega a ser muito raro, porque o Martelo, além de matar tudo que a Flor-de-Fogo mata, ele ainda é capaz de matar Fantasmas, aí amigo, aquelas Mansões dos Fantasmas ficam sopinha no mel.

- Tudo mentira, não tem como você preferir FLOR-DE-FOGO do que VOAR, ATIRAR é melhor do que VOAR que heresia, eu fiquei tanto tempo fora que o povo aqui anda pregando loucuras...




- O Fractius para de atrapalhar senão o leitor acaba cansando e sai da página, se quiser expressar sua indignação, deixe um comentário...




- Não posso ouvir alguém falando que VOAR não é legal e ficar quieto...





- F-r-a-c-t-i-u-s...






- Tá, parei... (Mas que voar é mais legal, isso é...)











Esse detalhe da Flor-de-Fogo é bastante importante, lembra das Hacks que citei, nelas, a Flor-de-Fogo continua sendo a mesma Flor-de-Fogo do Super Mario Wolrd, ou seja, inútil, então qualquer Hack que você jogar, mesmo que você queira mudar seu estilo, você estará em desvantagem e quem não está acostumado fica jogando e pensando aonde ele vai encontrar a salvadora Peninha que além de voar lhe permite matar a maioria dos inimigos.



No SMBX você está com Flor-de-Fogo, você está armado e há fases em que é realmente mais inteligente usar a Flor-de-Fogo, mesmo porque você não voa tão livremente igual o faz nos outros jogos do Mario, e não é aquela escolha forçada, tipo vou passar sem voar porque sou melhor ou para ficar mais difícil.



O Fator Multi Player sempre presente continua ESPETACULAR, até melhor utilizado do que no THE INVASION 2, existem fases e obstaculos mais elaborados para permitir a jogatina em dupla, você não fica com aquela sensação de falta de chão ou de espaço. E muitas vezes o Player 2 é bastante decisivo.



Os personagens continuam os mesmo, Mario, Luigi, Peach, Toad e Link, e só agora jogando o TGE é que pude perceber que o Mario e o Luigi tem jogabilidade diferenciada, o Luigi pula mais alto que o Mario, pode acreditar que tem lugar que só o Luigi sobe e seus projeteis são mais lentos, ou seja quer atirar em todo mundo com a Flor-do-Fogo, Mario é seu personagem. O Link várias vezes é decisivo, a arte de matar sem Power Up é única, a Princesa com seu vôo até que ajuda, mas nem em mil anos chega perto daquela roubalheira que era no MARIO 2, aqui é tudo muito balanceado e cada personagem acaba achando seu espaço, sua fase.



Bem galera, SUPER MARIO BROS X - THE GREAT EMPIRE é isso aí, não é um jogo pequeno, não é um jogo difícil, é um jogo excelente de verdade que vai te divertir por horas, chame um amigo e a diversão vai ser dobrada, e claro, faça o download enquanto você pode, mesmo que você não vá jogar agora, porque se talvez lá no futuro você mudar de idéia, você pode não encontrar o jogo, então baixe, guarde e boa diversão.





- Segue o Gameplay do Jogo:









- Você AINDA pode baixar o game no link abaixo, aproveitem que pode sair do ar a qualquer momento:





O episódio pode ser baixado neste link:
THE GREAT EMPIRE



- Para instalar o episódio basta descompacta-lo na pasta WORLDS do diretório aonde está instalado o seu Super Mario Bros X.





AVALIAÇÃO TÉCNICA

Gráficos:
A
Músicas:
A
Efeitos Sonoros:
A
Jogabilidade:
S
Dificuldade:
B
Fator Multi-Player:
S
Diversão:
SSS+++
Replay Value:
A
Nota Global:
S
Nível do Jogador:
All Players




PRÓS
  • Fator Retrogamer Total
  • Jogabilidade Perfeita
  • Fator Diversão Máximo
  • Fator Multi Player Máximo
  • Jogo de Plataforma como tem que ser

CONTRAS
  • CONTRA é o nome de outro jogo... Que também é assunto para outro post... Tô esperando meu irmão parar de enrolar e vir aqui jogar para gente poder postar sobre ele, mas ele não vêm...
  • Ah sim... Contra(s)... Na verdade Contras é quando você tem mais de um jogo de Contra...
  • Ou talvez seja a conjugação de um verbo, eu contra, tu contras...
  • Fala sério, tem não...



Para fechar...


E até a Próxima...




Postado por Solo Player.






Colaboração Tcheco Boy.










- É tudo mentira esse negócio da Flor-de-Fogo... O melhor é sempre a Folhinha...





- MIROKI...






- (GULP)... SOCORROooooooooo...










9 comentários:

PedroQueroJogar disse...

Isto é excelente! Nem fazia ideia que tal jogo existisse, se der para configurar 2 gamepads de PC para jogar em multiplayer então vai ser uma maravilha.

Gostei muito do blog vou passar por cá mais vezes

Pistigrilo disse...

Eu só joguei o básico mesmo. E nem o terminei ainda. Mas vou seguir seu conselho e baixar o episódio antes que suma do mapa. Ótimo post! O blog meio que ficou parado uns tempos... Bom...

Abração!

Solo Player disse...

Opa, seja sempre bem vindo, aqui em casa consegui configurar dois controles perfeitamente...

Venha mais vezes sim, não deixe do nos visitar, prestigiar e comentar...

Solo Player disse...

Vamos tentar manter a regularidade, mas assim como o blog, você também anda bastante sumido, tem postagem nova hoje você viu?

Derudito disse...

Quero ver se esse jogo é bom mesmo! Já estou baixando o jogo pelo link desta própria página.

Gostei do trabalho de vocês.

Solo Player disse...

Seja sempre bem vindo, a propósito, baixa sim, porque a gente já atualizou o link duas vezes, ou seja, duas vezes ele já saiu do ar, uma hora não vai ter jeito de baixar mais... Aí só enviando um CD pelo correio. Imagine a mão de obra...

Pistigrilo disse...

Já vi e já comentei. ;)

Gabriel disse...

Ja saiu do ar, coloca de novo!

Gabriel disse...

Por favor, eu procurei essa versão e nunca achei, só agora que eu quase consigo. Infelizmente o download do jogo não esta mais disponível

Postar um comentário