quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAHJONG
Regras do Maajan, o estilo japonês
Parte II

Vamos continuando com a segunda parte do nosso tutorial sobre como jogar mahjong:





E aí pessoal, tudo bem? Aqui quem fala é o IronWolf, um dos redatores/editores do Jogando com os Amigos. Sou jogador de Maajan há mais de dois anos, e estou encarregado de trazer a vocês informações sobre este ótimo jogo de mesa. Gostaria de agradecer aos leitores pela recepção do meu primeiro post; fiquei muito satisfeito, obrigado de verdade! Acompanhem, a seguir, a continuação e que vocês tenham uma ótima leitura!




A PARTIDA

Uma partida de maajan geralmente tem 8 rodadas, sendo 4 no vento Leste seguidas de outras 4 no vento Sul. Então, temos:



A partida jogada em 8 rodadas (Leste + Sul) chama-se Han-Chan. Quando se joga somente 4 rodadas (Leste apenas), é chamada Tonpuusen.



INÍCIO DA PARTIDA Cada jogador recebe 25 000 pontos antes do início da partida. Um conjunto de maajan vem com palitos que são usados como fichas: cada um tem seu respectivo valor em pontos.



Cada jogador recebe no início da partida:

• 1 palito de 10 000 pontos
• 2 palitos de 5 000 pontos
• 4 palitos de 1 000 pontos
• 10 palitos de 100 pontos


Primeiramente, são sorteadas as posições iniciais dos jogadores (Vento do Jogador) através de dados. Depois disso, embaralha-se as pedras e cada jogador monta à sua frente um “muro” de 17 pedras de comprimento por 2 de altura.



Através dos dados, define-se onde o muro será quebrado e começa a distribuição das pedras: 13 para cada um. Por último, o jogador Leste (ou Oya) retira uma peça, completando 14 (pois é ele quem dará início à rodada). (Para mais detalhes, leia Distribuição das Pedras, ao final do post.)

A rodada começa com um descarte do Oya. Em seguida, o jogador Sul compra uma peça do muro e descarta outra. Depois é a vez do jogador Oeste, que faz o mesmo; idem para o jogador Norte. Ou seja, durante seu turno, um jogador normalmente executa duas ações:

• compra uma peça do muro

• descarta outra em seguida (pode ser até mesmo a que acabou de comprar).

Em seguida, é a vez do jogador à sua direita; o ciclo continua em sentido anti-horário.



MURO MORTO

À direita do local de quebra do muro, deve-se separar 7 pares de peças, que serão o Muro Morto. No começo da partida, deve-se virar nele a 3ª peça da esquerda para a direita: ela será o indicador de Dora (uma pedra especial, que dá pontos extras ao jogador vencedor que a tenha em sua mão).



Exemplo 1: o resultado dos dados foi 8; conta-se da direita para a esquerda 8 peças para definir o local onde o muro será quebrado. À esquerda da quebra (na figura, a parte de cima) está o muro vivo, cujas peças serão distribuídas aos jogadores. À direita da quebra (na figura, a parte de baixo, próxima aos dados) conta-se 7 peças, que serão o muro morto.


No muro morto, conta-se 3 peças para virar o indicador de Dora.










Sendo o indicador de Dora uma pedra qualquer, então a Dora será a pedra que vem logo em seguida. Para os naipes numéricos, temos:


Para os Ventos e Elementos, a sucessão é a seguinte:




CAPTURA DE DESCARTES

Um jogador pode completar sua mão apenas com peças que ele mesmo compra do muro. Nesse caso, diz-se que a mão é oculta (menzen). No entanto, também é possível usar os descartes dos outros para completar conjuntos de sua mão, segundo algumas regras. Quando isso ocorre, a mão é considerada exposta.

Uma peça descartada só pode ser capturada no momento em que é descartada; depois disso, não estará mais disponível.




Exemplo 1: As peças devem ser descartadas em fileiras de 6. Supondo que o último descarte da mesa foi a peça 9, se algum outro jogador desejasse capturá-la, deveria fazer a declaração nesse momento. As peças de 1 a 8 não podem mais ser capturadas para completar conjuntos.


Importante: quando ocorre alguma captura de descarte, o ciclo (ordem dos turnos na mesa) continua a partir de quem fez a captura. Isso quer dizer que a sequência normal de descartes é quebrada.


CHII: Captura de descarte para formar uma SEQUÊNCIA. Só pode ser feito com os descartes do jogador à sua esquerda.


Exemplo 2: o jogador da esquerda descartou o 3 Pin; o jogador de baixo tinha em sua mão o 1 e o 2 Pin, e resolveu declarar CHII. Para qualquer tipo de grupo exposto (sequência, trinca ou quadra), deve-se indicar de onde veio a peça capturada, posicionando a mesma na horizontal.



PON: Captura de descarte para formar uma TRINCA. Pode ser feito com os descartes de qualquer jogador da mesa.

Exemplo 3: a peça capturada veio do jogador à frente.








KAN: Captura de descarte para formar uma QUADRA. Assim como o PON, pode ser feito com os descartes de qualquer jogador da mesa. Pode ocorrer de três maneiras diferentes:


a) O jogador possui, em sua mão, 3 cópias de uma pedra e retira a 4ª do muro; se for conveniente, pode formar uma quadra OCULTA;


Exemplo 4: Ao declarar uma quadra oculta, deve-se posicionar as pedras conforme a figura ao lado.




b) O jogador possui, em sua mão, 3 cópias de uma pedra e captura a 4ª de um descarte adversário; nesse caso, temos uma quadra EXPOSTA;


Exemplo 5: o jogador tinha 3 ventos Norte ocultos em sua mão, e capturou o quarto de um descarte do jogador à esquerda.




c) O jogador possui uma trinca exposta e retira a 4ª cópia do muro; caso queira, pode transformá-la em uma quadra. A mesma é EXPOSTA.

Exemplo 6: O jogador havia declarado PON com um descarte do jogador à sua frente. Algum tempo depois, retirou a 4ª peça da muralha e “expandiu” sua trinca para uma quadra.





Após uma declaração de KAN, o jogador deve comprar uma pedra do Muro Morto, chamada pedra de reposição. Isso ocorre porque quando se faz um CONJUNTO de 4 peças não é possível completar os 4 CONJUNTOS + 1 PAR em uma mão de 14 peças. Sem uma pedra extra, a mão ficaria incompleta e não seria possível ganhar.

Exemplo 7: Nesta imagem, as 4 peças à direita do indicador de Dora (Chun – Vermelho) são as pedras de reposição. Quando um jogador declara KAN, deve retirar dali uma peça.



Além disso, a declaração de KAN revela um novo indicador de Dora no muro morto.

Exemplo 6: nesta partida, houve 2 declarações de KAN. Para cada uma, foi retirada do muro morto uma pedra de reposição e revelado um novo indicador de Dora.








Recapitulando:

É muito importante saber estes símbolos, pois eles aparecerão com muita frequência nos jogos japoneses (servidores online de maajan). Aí vão algumas dicas para decorá-los:

• O símbolo de Chii parece a letra T... T de "Tii" (a pronúncia é assim mesmo em japonês);

• O símbolo do Pon tem um PONto ( ° )

• O do Kan eu aprendi assim: ele tem o símbolo do " N ", mas não tem o do PONto; então só pode ser "KAN", por exclusão (hehehe)



DISTRIBUIÇÃO DAS PEDRAS (leitura opcional)

(Como a grande maioria dos leitores vai jogar apenas on-line, preferi deixar este tópico como opcional, para não tornar a leitura muito cansativa.)

Para começar a distribuição, o jogador Leste (ou Oya) lança dois dados e conta em sentido anti-horário, para definir qual muro será quebrado.


















Em seguida, o jogador cujo muro será quebrado lança novamente os dados. O valor é somado ao do primeiro lançamento, e o jogador conta da direita para a esquerda (a partir da extremidade direita do muro) o número de peças correspondente ao resultado total dos dados.


As peças à esquerda de onde terminou a contagem serão distribuídas entre os jogadores, da seguinte maneira: 4 para o Oya, 4 para o Sul, 4 para o Oeste e 4 para o Norte. O processo se repete até que todos tenham 12 peças. Depois, cada jogador pega mais uma (13 peças cada). Finalizando, o Oya pega mais uma peça para dar início a rodada.




(clique para ampliar)








(clique para ampliar)









GLOSSÁRIO:

VENTO DA RODADA: permanece o mesmo durante 4 rodadas. Após isso, é substituído pelo próximo vento na sequência.


VENTO DO JOGADOR: é o vento designado ao jogador em uma rodada. Muda na rodada seguinte.

OYA (do japonês oyaji, “Pai”): é o jogador cujo vento na rodada é o Leste. O Oya é diferenciado dos outros jogadores pois é ele quem começa a rodada. Além disso, quando ganha, recebe mais do que os demais jogadores; quando perde, porém, paga mais do que os outros.

KO (de kodomo, “Criança”): um jogador “não-Leste” (ou seja, um jogador cujo vento seja Sul, ou Oeste, ou Norte).



Por enquanto é só (ufa!). Não percam o próximo post, que deverá abordar sobre como montar uma mão.


"Building a power hand to crush your enemies..."

Até lá!



Segue a demonstração do jogo, utilize o mouse para jogar:











CLIQUE AQUI para exibir em resolução maior.



Abaixo vídeo de uma partida de Mahjong onde um jogador faz um KAN:









Postado por IronWolf.








As outras partes deste tutorial podem ser acessadas abaixo:



Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte I

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte II

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte III


Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte IV




20 comentários:

Ezequiel disse...

Só aguardando eu ter um tempo aqui para destrinchar estes posts Mahjong!

Solo Player disse...

Leia sim, além do mais porque Mahjong é muito bom e material em português sobre o jogo é muito escasso, ainda mais em português e didático igual nosso amigo IronWolf tá trazendo, é uma cortesia mesmo, tá de parabéns IronWolf e estão de parabéns também todos aqueles que apreciam nosso trabalho.

GLStoque disse...

Muito explicativo!


Você está de parabéns... acho que ao final desse curso uma apostila deve ser lançada, pois a qualidade dos posts está altíssima.


Arrasô!

IronWolf disse...

Nossa, valeu mesmo ! XD

Leonado Soler disse...

@IronWolf_GT:disqus Haha ae cara.. ficou bem legal o post... se algum dia eu tiver paciência para jogar eu sei aonde tem as instruções =D

é como o glstoque disse... faz uma apostila rsrs'

IronWolf disse...

Valeu Leonardo ! Não desanime de aprender maajan não, é um jogo bem diferente e muito divertido de se jogar com os amigos ! Quando eu estava aprendendo, dava uma lida nos tutoriais, jogava algumas partidas, depois lia mais um pouco ... e assim sucessivamente. Continue acompanhando nosso tutorial !

Mauri Jr disse...

Mto bom o Post, mto bem explicado..esperando o proximo quero aprender umas dicas com o IronWolf.. e bora animar jogar ai galera mahjong mto bom :D

IronWolf disse...

Valeu a força Mauri =D falou tudo, realmente é um jogo muito bom, impossível enjoar, a gente sempre volta pra jogar mais uma ! Bora jogar pessoal !

Kylph disse...

Grupo do msn de quem joga JanRyuMon ae

group1422981@groupsim.com

Kylph disse...

Malz pelo Double post, agora que eu vi o Video no fim do Post é meu HEUISAHEIUHSAUIEH
Meu Lindo Yakuman *-*

Solo Player disse...

Para o JanRyuMon tem que ter dois tutoriais... Uma para ensinar a jogar o Mahjong... E outro para ensinar a instalar esse aplicativo...

Sandro "Tandrilion" disse...

gostei da beleza das peças, mas é muita regra prá minha cabecinha.

IronWolf disse...

Oi Sandro, tudo bem ? Não desanime de aprender... realmente são muitas regras, mas vale a pena depois que você começa a jogar com outras pessoas, seja em servidores de jogos online ou em partidas reais. Faça como eu fiz quando comecei a jogar: leia uma parte, jogue umas partidas, depois leia mais um pouco....


Na verdade, o mais importante de se aprender são os Yakus (as mãos especiais). Aguarde, pois vou preparar posts especiais sobre eles, de uma maneira gradual. Vou tentar fazer por partes, de maneira que todos possam aprender sem problemas !

Obrigado pela participação !

Morgan_dalat disse...

Estão de parabéns! Já procurei em sites, em livros e nunca consegui realmente entender como jogar Mahjong, depois que li seu tutorial minha concepção do jogo clareou quase que 100%! é muito difícil achar alguém que saiba e goste de jogar, então seria pedir demais se alguém se habilitasse a me ensinar, ou indicar alguns site para jogo online? hehehe Obrigado!

IronWolf disse...

Oi Morgan,

aqui estão os jogos online que eu acho mais interessantes:

Japanese Mahjong - jogo em Flash onde você joga contra a CPU, para praticar: http://gamedesign.jp/flash/mahjong/mahjong_e.html

Tenhou - jogo em Flash onde você joga online contra outras pessoas: 
http://tenhou.net/

Jan Ryu Mon - talvez o melhor jogo de Mahjong online para PC, com ótimos gráficos 3D. Você deve criar uma conta na PlayNC Japan e instalá-lo no computador para jogar: 
http://janryumon.plaync.jp/

vídeos do Jan Ryu Mon:
http://www.youtube.com/watch?v=6QwC9LBb2wE
http://www.youtube.com/watch?v=gcx_8p1ekDQ


adicione o grupo de Mahjong no Messenger , assim posso tirar suas dúvidas: 
group1422981@@groupsim.com

um abraço !

Morgan_dalat disse...

 Hey IronWolf,

Já jogo a bastante tempo no gamedesign, mas a cada 10 partidas ganho duas apenas.. :/ Tem algumas vezes que quando declaro Kan, Pon ou Chii ficando assim em Tenpai, qnd acho a pedra que faltava o computador informa "No Multiplayer".. O que isso significa?

Mas a pior parte é que não sei as combinações e muito menos as pontuações, e acabo me enrolando.. :/ Por isso queria uma ajudinha.. hehehe
Mas o site está ótimo!
Estão de parabéns!

Abraço!

IronWolf disse...

Nos comentários da Parte IV, o Luke2109 fez a mesma pergunta. Eu respondi o seguinte:" o problema é porque além de ter 4 grupos + 1 par, você precisa ter alguma das mãos especiais (Yaku). Aqui vão algumas delas:

Riichi - com a mão oculta, declarar que falta 1 peça para completar a mão

Tsumo - com a mão oculta, comprar do muro a peça da vitória

Yaku-Hai - trinca de pedra especial (Vento do jogador, Vento da rodada ou Elemento)

Tan-Yao - mão formada somente por pedras Simples, isto é, pedras numéricas de 2 a 8 de qualquer naipe

Toi-Toi - mão de trincas / quadras

Hon-Itsuu - mão semi-pura, isto é, apenas com pedras de um dos naipes + Ventos e/ou Dragões

Chin-Itsuu - mão pura, isto é, composta inteiramente por pedras de um só naipe "Só faça Chii, Pon ou Kan se tiver certeza de que já tem ou que pode conseguir um Yaku, caso contrário você não poderá ganhar e aparecerá a mensagem "No Multiplier" (Sem Multiplicador - cada Yaku vale um ou mais Han, que são os "dobres" ou "multiplicadores").obrigado por ler o tutorial, um abraço !

Morgan_dalat disse...

Você já postou o tutorial das mãos especiais?
E outra perguntinha, vc aprende a mudar sua espera só com a prática mesmo, ou tem algum truque?

Morgan_dalat disse...

Você já postou o tutorial das mãos especiais?
E outra perguntinha, vc aprende a mudar sua espera só com a prática mesmo, ou tem algum dica?

IronWolf disse...

Ainda não postei... o texto já tá pronto, mas ainda falta editar algumas coisas.
Quanto às esperas, é mais questão de prática mesmo. 

Postar um comentário