domingo, 17 de abril de 2011

Yu Yu Hakusho Special - Snes

Uma luta nada convencional... Vai encarar?




ESSE POST FOI RECUPERADO
DE OUTRA DIMENSÃO...








Alguns devem se lembrar de como era bom assistir aos animes na época da nossa extinta Manchete, alias assistir animes é bom até hoje, mas naquela época a internet era pouco difundida, e a grande maioria das pessoas só tinha acesso a esses desenhos somente através da emissora. Aquilo que começou com “Os Cavaleiros do Zodiaco” gerou uma febre por esses desenhos, e além disso uma sede por mais, e logo em seguida vieram: Sailor Moon, Shurato, Samurai Warriors entre vários outros, inclusive o excelente Yu Yu Hakusho que é nosso foco hoje.

Além dos desenhos em si, esses animes trazem com eles várias outras demandas, como por exemplo, brinquedos, albuns de figurinhas, músicas, roupas, etc, etc, etc… E como é de se esperar, logo as pessoas ficam bem ansiosas por jogos daqueles animes, e muitas vezes a ansiedade acaba rapidamente quando elas pegam o jogo e descobrem que o mesmo é ruim…

Mas esse jogo de Yu Yu Hakusho é diferente nesse quesito, pois o jogo é excelente, já foi jogado a exaustão por fãs de todo mundo. Lógico que boa parte da empolgação era por causa da exibição do anime na T.V., mas mesmo tirando esse detalhe, ainda assim é um bom jogo. Se você for procurar pelo jogo hoje, talvez tenha dificuldades em encontrá-lo pelo nome americano, uma vez que o jogo não foi oficialmente traduzido e lançado nos Estados Unidos, sendo assim, procure pelo nome original: Yuu Yuu Hakusho 3: Tokubetuhen.
Basicamente o jogo consiste em um game de luta, mas não uma luta tradicional ao estilo Street Fighter, e sim uma luta bem diferente, uma “luta cinematográfica“, onde você faz um comando, muito simples por sinal, e o personagem na tela executa uma sequência animada idêntica aquela que você assistiu na T.V., é de encher os olhos!

Yu Yu Hakusho possui vários jogos para vários consoles, já para o Super Nintendo são quatro, sendo que nesse estilo de “luta cinematográfica” são dois, sendo este o segundo. O primeiro deles é um pouco mais simples, e possui uma jogabilidade um pouco mais lenta e mais travada, mas que em compensação, possuía o modo história. Neste aqui é só porrada mesmo, mas com uma jogabilidade bem melhorada.
O jogador vai poder escolher entre 17 personagens selecionáveis e mais outros 3 secretos que podem ser acessados através de um código ou mesmo por transformação durante a luta. São eles: Yusuke, Kuwabara, Kurama, Hiei, Genkai, Rinku, Touya, Jin, Shishiwakamaru, Karasu, Bui, Toguro Ani, Toguro Otouto, Kamiya, Hagiri, Itsuki, Sensui. Dos secretos temos Genkai Jovem, Kurama Yoko e Toguro 100%. Quem conhece, conhece, dispensa maiores apresentações…

O número de personagens é até elevado, e considerando que cada um deles possui golpes, caracteristicas e estilos próprios, fica bastante surpreendente mesmo. Os efeitos sonoros são muito bons, o jogo utiliza as vozes digitalizadas originais japonesas, a maioria dos golpes especiais possui um grito de guerra ou uma recitação que é bastante empolgante. O mais legal são algumas animações inéditas, como por exemplo o KURUMA YOKO que ganhou uma PEXEIRA (HAHAHAHAHA)…
O jogo possui quatro modos, você pode escolher entre eles após o menu inicial, que são:VS: Você contra o computador ou contra um amigo, o mais simples de todos, a cada luta troca-se o personagem, quem morre primeiro perde. Contra o computador é possível escolher o adversário.

TRIO: Aqui também é possível escolher jogar contra o computador ou contra um amigo, só que neste cada um vai escolher três personagens e formar um time. Depois escolhe-se se a ordem em que os personagens jogam. A cada luta vencida o vencedor recupera um pouco da energia e o perdedor é substituído pelo próximo personagem daquele time, quem derrotar os três personagens do adversário, ganha. Em simples palavras é um King of Fighters dentro do jogo… Contra o computador também é possível escolher o trio adversário.
TORNEIO: Este modo é para um ou dois jogadores, cada jogador escolhe um personagem e estes vão fazer parte de um torneio de 16 participantes até decidir o vencedor. Aqui é possível assistir a luta de computador contra computador.

MORTE SÚBIDA: Este é o único modo para apenas um jogador, você escolhe um personagem e vai lutar contra todos os outros até a morte, senão me engano o último inimigo vai ser sempre seu próprio personagem, e aqui você enfrenta também os personagens secretos, e por experiência própria, o TOGURO 100% é o adversário mais difícil de ser batido. Outro detalhe deste modo é que se você conseguir vencer ele, você vai ver uma especie de final do jogo. Mas lembre-se vencer neste modo VINTE PERSONAGENS em sequência, com o TOGURO 100% ROUBADO no meio deles, você com certeza vai precisar da força da Triforce… (Sorte, Habilidade e Deus)… Nada muito complicado…

Sem esquecer de mencionar, o jogo tem também uma tela de opções onde é possivel definir entre outras coisas a dificuldade do computador… Como tudo no jogo, a definição da dificuldade segue o padrão do desenho, nível “B” fácil, nível “A” intermediário e nível “S” difícil.
O maior problema do jogo para nós é o fato dele estar em japonês, mas neste caso não atrapalha tanto pois é um jogo de luta e com poucos menus e que ainda tem figuras que deixam as coisas bem intuitivas. Através dos menus, o Botão “A” confirma e o Botão “B” cancela ou volta para a tela anterior.

E por fim, o charme do jogo, aqui você não vai ter aquela frustação, sabe aquela, que começou com Street Fighter 2 Turbo Special? Lembra? Não? Lembra como que faz o especial do Zangief? 720º no direcional + soco? Nunca consegui fazer, mas acho que já vi alguém persistente conseguir… Outros exemplos, Street Fighter Alpha, especial do Charlie anti-aereo? Baixo-Tras, Baixo-Frente, Baixo-Tras, Cima-Frente + Chute? Dá até para fazer, mas durante o fogo da luta complica… E para não falar que pego no pé só do Street Fighter, lembra de Real Bout Fatal Fury? O especial do Geese? baixo-tras, frente, meia lua para trás, baixo-frente + soco + chute, e esse é o mediano dele, tem o outro que é o mais dificil (impossível) de fazer, uma sequencia que você tem que apertar em momentos certos, baixo, baixo-tras, tras, frente, + A, A, B, C, C, C, B, C, C, baixo, baixo-tras, tras + C… Desnecessário dizer que nunca consegui ou vi alguém conseguir completar esse especial, nem o computador consegue… No coments…
Esses golpes podem até serem feitos com certa razoabilidade numa manete de fliperama, mas não é nada simples executar em um gamepad qualquer, nem mesmo no excelente controle do Super Nes ou do Mega Drive, ou mais difícil ainda no do Playstation…

Pois então, você pode até não gostar deste jogo, mas essa frustação de não conseguir executar os golpes especiais você não vai ter… A jogabilidade é bastante simples… Basicamente você escolhe o tipo de ação com o direcional e o efeito da ação com os botões “X”, “Y”, “B” e “A”.Com as quatro direções do direcional você vai fazer com todos os personagens:

Para CIMA => Normalmente golpes que alteram STATUS, pulo, etc… Ainda existem alguns raros ataques também.

Para FRENTE (Player 1 Direcional DIREITA) => Atacar com SOCOS (Pouquíssimo efetivo). Evite isso… Falta de criatividade…

Para TRÁS (Player 1 Direcional ESQUERDA) => Defender (Quase nada efetivo também). Consegue ser pior que o soco… O incrivel é ainda ter ocasiões em que funciona… Mas acredite, se a sua estrategia inclui contar com defender, pode saber que existe um grande problema nela… Mas tente a sorte, as vezes dá certo, afinal é um país livre…

Para BAIXO => ATAQUES ESPECIAIS de todo tipo, também existe alguns aplicadores de STATUS, bem poucos mas tem…
Vamos resumir a jogatina, por exemplo: para dar um soco, você segura o direcional para frente e aperta qualquer um dos quatro botões, no caso do soco, vai variar se são socos rápidos em cima ou em baixo ou se é só um soco forte em cima ou em baixo, cada botão executa o soco de um jeito. Soco aqui é fudido… muito fudido… Dependendo do contexto para o humor de quem assiste, ou fica engraçado ou desesperador você tentando dar um soco enquanto seu adversário descarrega uma rajada de energia em você ou tenta te fatiar com um machado ou similar… E o dano causado pelo soco e pela rajada de energia não tem nada a ver com o dano do soco do Ryu ou o dano do Hadouken, aqui é fudido mesmo: a rajada de energia leva metade da vida embora, e o soco não tira quase nada (NADA)… Tem hora que parece que bate um ódio no personagem e a tela brilha em alaranjado e ele dá vários socos com bastante raiva, este soco com raiva é muito mais efetivo que o soco comum, mas mesmo assim ainda é paioso porque é aleatório e você não pode contar com isso… Na outra vertente, os mais sádicos podem gostar quando o personagem está mais forte que o outro e desviando de tudo, ae seu adversário lhe lança uma MIMOSA DAS TREVAS, você desvia, não acontece nada, ai logo em seguida, seu personagem vai e acerta um nada poderoso soco… É com certeza de deixar louco… Se bem que no próprio desenho acontecia isso…
No caso dos golpes especiais, é comum a todos os personagens, ou a maioria deles, para CIMA e “X” pular, e para BAIXO e “X” o golpe mais forte daquele personagem.

O que o personagem faz com cada botão vai variar muito de um para o outro, uns são mais agressivos como YUSUKE e HIEI, e cada botão é um ataque diferente, já SHISHIWAKAMARU e ITSUKI ficam abusando de vários BAD STATUS, como por exemplo deixar o oponente lento entre outras coisas.

Durante a tela de batalha, percebe-se várias barras. Aquela acima dos personagens é a barra de energia, se ela acabar seu personagem perde. Embaixo deles existe uma barra preta que se enche de vermelho quando se aperta e SEGURA algum botão do direcional, essa barra representa sua barra de ação, quanto mais cheia estiver mais efetivo será o golpe desferido pelo personagem. Em seguida vem uma barrinha azul, que representa seu espírito de luta, se ela se esvaziar o personagem é nocauteado e fica vunerável a um ataque qualquer, corresponde ao ficar tonto do Street Fighter. A grande maioria dos personagens tem um golpe só para encher essa barra, normalmente PARA CIMA + “A”. A última barra é uma que enche através de “palitinhos”, essa barra corresponde ao seu espírito, e é a munição para seus golpes especiais.
A animação dos projeiteis, a exemplo o REIGUN, é muito empolgante de ser vista, depois que sai do dedo do YUSUKE ou da GENKAI, vai uma bola de energia a toda velocidade atrás do adversário, parecendo um míssil teleguiado, com som e tudo, e é bem legal. Outra coisa importante sobre os projeteis é que eles podem se chocar, ae o resultado é o mais improvável possivel, um dos dois pode vencer, os dois podem vencer, pode empatar…

Cada golpe especial consome uma certa quantidade de espírito, para exemplificar, o golpe que mais consome espírito no jogo é o JaouEnsatsuKokuryuuHa (Dragão Negro) do Hiei que consome 10 “palitinhos”, senão me engano o total de “palitinhos” é 25… Ou seja, não dá para ficar utilizando toda hora. Administrar essa barra faz parte da estratégia de jogo, pois você fica dependente dela para aplicar os golpes mais efetivos.
No meio da tela vai ter uma bola que fica cheia de “espírito” e a cada vez que alguém acerta um golpe no outro, essa bola distribui aquele espírito para aquele jogador. Para ficar claro, cada “bolotinha de espírito” que ela distribui recupera um “palitinho” da barra de espírito. Resumindo, quem bate mais ganha mais espírito para bater mais…

De vez em quando as “bolotinhas de espírito” são substituídas por alguns ítens, um azul (enche a barra azul), um vermelho redondo (enche a energia) e um meio amarelo meio vermelho quadrado (enche o espírito), esses itens são entregues àquele personagem que naquela disputa ganharia mais “bolotinhas de espírito”, e esse item pode ser usado a qualquer momento, bastando apertar o botão “Y” sem fazer mais nada, o item fica guardadinho acima da barra de espírito daquele jogador que o possui, a melhor hora para se usar algum item é com o adversário nocauteado com certeza, por isso é bom prestar atenção na barrinha azul ao invés de já sair utilizando, pois você fica vuneravel durante o uso.
Alguns outros detalhes importantes, um deles é o pulo, CIMA e “X” para todos os personagens podem executar esse movimento, fazendo o personagem ir praticamente para o céu e permanecer lá por uns 2 ou 3 turnos, durante o pulo o personagem não pode ser atingindo por ataques rasteiros como a bomba terrestre do KARAZU, e nem por ataques de corpo a corpo como SOCOS (fudidos…), ESPADADAS, etc… Mas não fique tão contente, nem tudo são flores, se você for atingido durante o movimento de pular sem ter chegado a altura máxima ainda, seu personagem vai ser nocauteado diretamente independente da barra azul, e caso seja atingindo em cheio lá em cima, vai ser derrubado, ou se cair por que acabou o turno, vai ficar paralisado pela queda, e muito provavelmente só vai agir depois do adversário, ficando sem defesa para algum ataque. Por isso tudo, utilize o pulo com sabedoria, e quando estiver no 3º turno utilize algum ataque de corpo a corpo, pois assim seu personagem vai descer atacando e vai pousar com mais segurança. Não se esqueça que qualquer bola de energia vai te buscar lá em cima… Super legal…
Os golpes que alteram o STATUS ou golpes de efeito são vários, e cada personagem possui seu próprio rol deles, a grande maioria dos personagens possuem golpes que melhoram seus próprios atributos deixando-os mais fortes, mais rápidos, etc. Normalmente esse golpe que melhora o status é para CIMA e “B”, e o personagem começa a brilhar em amarelo por 3 turnos, nesse período os golpes são mais efetivos e alguns ganham animação nova, como por exemplo KUWABARA que sem o efeito ataca com uma espada somente e com o efeito ataca com duas.
Existem vários outros efeitos ainda, como por exemplo a regeneração do TOGURO MAIS VELHO, que recupera a energia, KUWABARA que utiliza a força do amor para a mesma coisa, efeitos de ânimo que deixam a barra de ação do personagem mais rápida dando a ele iniciativa… SENSUI é um dos que fazem isso, além é claro de aplicar BAD STATUS nos adversários, normalmente deixar eles mais lentos, ou com a energia acabando gradualmente, ou reduzindo sua esquiva, ou ainda com os golpes que utilizam a tecla para cima não podendo ser utilizados, entre outros.
Falando em não pode ser utilizado, você vai perceber que ao utilizar determinada tecla do direcional, um conjunto de quatro bolinhas coloridas se acende. Cada bolinha dessa representa um botão que pode ser utilizado, o azul é o “X”, o verde é o “Y”, o amarelo é o “B” e o vermelho é o “A”, então se você apertar o direcional e a bolinha não acender é porque você não tem espírito suficiente para executar aquele comando. Ai quando nada acende, o jeito é partir para o soco… É uma tática pobre, mas é o que lhe resta… Fudido, sempre…
Soco e Defesa são coisas que você vai lembrar somente naquelas horas em que não há mais nada a fazer e seu personagem AINDA não morreu… E para defender, atenção: o adversário deve fazer sua ação primeiro, ae sim você consegue executar o comando de defesa… Mas de toda forma já deixe a barra de ação cheia.

Outra coisa sobre a ação: existem golpes que tem prioridade sobre outros, e muitas vezes, esses golpes com prioridade baixa não serão executados se seu personagem for atingido em cheio. Esquivar ou ser atingindo de raspão é muito bom, você vai descobrir.
Outros detalhes do desenho que você vai encontrar no jogo: existem vários personagens com golpes que devolvem os projeteis, como por exemplo KUWABARA, BUI e JIN, e esses golpes devem ser executados com timing certo para funcionar, mas fique atento, o DRAGÃO NEGRO do HIEI pode ser devolvido, mas ao devolve-lo, o dono pode absorver ele igual no desenho e ficar mais forte, isso ele faz segurando para TRÁS e “A” após o Dragão ser devolvido, lembre-se de esperar a barra de ação encher toda antes de apertar o “A”, mas atenção: não é garantido que ele absorva o Dragão sempre, uma hora falha… Alias isso mais falha do que funciona…

Existem ainda golpes que causam dano na barra azul feitos para derrubar o adversário, alguns golpes para anular projeteis, e ainda os golpes que transformam os personagens, como o KURAMA se transforma em YOKO durante a luta ou ainda o KARAZU após ser derrubado e perder a mascara, pode ficar loiro. No caso do KURAMA o golpe que deixa ele brilhando em amarelo deve ser executado duas vezes para ele poder se transformar, senão me engano, a duas vezes podem ser em momentos diferentes, já o TOGURO deve ser feito em sequência enquanto ele estiver brilhando em amarelo, a GENKAI pode se tranformar também absorvendo golpes, como ela faz no desenho, desses personagens somente o TOGURO não volta ao normal depois de alguns turnos… Então fique atento, pois o poder acaba…
O jogo em si é muito detalhado e fiel ao desenho, as cenas são praticamente as mesmas, e ainda há vários outros detalhes a falar, como por exemplo o golpe que parece que o HIEI foi atingido, mas na verdade foi uma imagem porque ele é rápido demais, mas para não ficar extenso demais, vamos parando por aqui e deixar você mesmo descobrir as outras partes.
Se você não conhece, procure o jogo agora e vá ver todos esses detalhes. Se você conhece, não deixe de matar a saudade, e para quem é fã do Yu Yu Hakusho e faz tempo que não vê o desenho, a abertura do jogo é um show a parte, ela mostra vários trechos do desenho que trazem aquela nostalgia, é conferir e apreciar, só pela abertura já vale a pena ver esse jogo.



AVALIAÇÃO TÉCNICA:

Gráficos:
A
Músicas:
C+
Efeitos Sonoros:
A
Jogabilidade:
A
Dificuldade:
D
Fator Multi-Player:
B
Diversão:
C
Replay Value:
C
Nota Global:
B
Nível do Jogador:
Iniciante



Com isso terminamos mais um post e é claro vamos desejar a todos BOA SORTE em todas as dificuldades, uma ótima semana e até a próxima...




Postado por Solo Player.



11 comentários:

MAXIMUS CESAR disse...

O unico yu yu hakusho q eu joguei no snes foi o FINAL, que era muito bom por sinal mas pra mim o melhor jogo do yu yu hakusho da história dos games foi o do mega drive e ponto final...

Solo Player disse...

O Mega Drive tem mais de um senão me engano, qual deles você tá dizendo? Quem sabe a gente não apresenta para o pessoal com uma análise mesmo que curta...

Leonardo Soler disse...

Haha já joguei esse tambem!! aqui só tá dando jogo que já joguei kkk que sorte assim posso falar um pouco sobre eles =D esse jogo é muito legal cara... perdi já ums dias de minha jornada gamística só nesse jogo a jogabilidade é totalmente diferente de qualquer outro jogo que eu tinha jogado na época... mas deu pra aprender rápido.. e eu só escolia o Hiei haha ficava lançando o dragão negro (apelação) e as vezes eu me fundia com o dragão pra ficar mais forte.. bons tempos.. e o makai eu tambem já joguei kkkkk (sou fã de Yu Yu) eu jogava com Yomi ,Raizen e Yusuke Yokai... muito bom... deu até tontera agora relembrando antigamente ( já viu quando você lembra de alguma coisa e a lembrança é muito forte e vc fica levemente tonto... ACONTECEU ISSO AGORA kkk) Realmente muito bom *.....*

Pistigrilo disse...

Gosto muito desse anime, mas não sou muito fã de jogos de luta. Se saísse um RPG (decente) eu iria empolgar. Em todo o caso, desconsiderando o fato de eu não ser fã desse tipo de jogo, esse do Yu Yu Hakusho parece ser bem diversificado e interessante! Os efeitos dos golpes parecem ser bem trabalhados dentro das limitações do hardware do SNES e há várias formas de se jogar, o que o torna versátil. Pelo menos não fica naquela mesmisse dos Street Fighter e Mortal Kombat da vida (Me perdõem os fãs. Eu mesmo já joguei esses jogos e alguns outros, mas nunca foi meu estilo favorito de jogo).

Solo Player disse...

Esses momentos de nostalgia são muito bons... Estou pensando em falar dos outros Yu Yu hakushos também, mas como são jogos de luta vai ficar um pouco mais complicado, mas nada impede também... Falei, falei, falei e não falei nada no final...

Solo Player disse...

Mortal e Street é para quem gosta mesmo... Ou seria o contrário... A maioria gosta... Tem um jogo de estratégia de Yu Yu Hakusho para GBA que a princípio parece bem bacana (eu joguei ele até zerar) Não termina tão legal quanto começa...

De toda forma tenta jogar esse ae, é diferente e bacana... Pode desanimar por falta de um modo história que dê sentido a tudo... Se bem que Street e Mortal também não tinha modo história, era lutar, lutar, lutar e o povo achava o máximo, o que tinha historinha que era o Art of Fighting não fez tanto sucesso...

Pistigrilo disse...

Jogo de luta não precisa de história. Mesmo com história é algo meio que sem objetivo. Aliás, tem um único objetivo: bater no inimigo. Historinha se faz necessária em RPGs e em alguns jogos de estratégia. Eu sinceramente gosto de coisas um pouco mais complexas (mas não tão complexas). Por isso, não sou muito fã de jogo de luta. Acho meio repetitivo demais e sem objetivo (a não ser o de bater, que eu mesmo acabei de citar). Mas não estou falando que seja o caso desse jogo, tanto que nem o testei ainda. Hehehe...

Leonardo Soler disse...

Hah já joguei esse de GBA tbm .. kkkk já joguei tudo O_O kkk eu cheguei no tornei e parei...

é... Solo faz lá o Diario de bordo do Mario por que vou ter que viajar esse feriado... vou para Mg kkk e não dará pra mim ficar jogando... mas lá tem internet e postarei normalmente ... quero dizer tentarei postra normalmente lá no blog.. mas diario de borda não dá =\

Vai lá Champ!!

GLStoque disse...

Esse é o melhor jogo baseado em anime que o Super Nintendo já viu... Um espetáculo em todos os sentidos... Quando crianças era a mesma coisa de controlar o desenho animado... P-E-R-F-E-I-T-O!

Solo Player disse...

Acho que vou postar nada do Mario ainda não, assumi outros compromissos, inclusive com seu blog mesmo... Mas a gente faz algo bacana sim...

Solo Player disse...

E era mesmo, eu lembro desse sentimento, as fotinhas na revista faziam a maior inveja na gente... Bacana demais...

Postar um comentário