domingo, 26 de junho de 2011

The Indie Game Legend - Windows

Um clone de The Guardian Legend?!?


Acho que não...



- ATENÇÃO: As imagens dessa postagem são clicáveis e ao se clicar em uma delas, ela aumenta sem você sair da página, podendo perceber maiores detalhes.




- Vamos testar...






- "..."






- Esse seu truque não funciona, se quiser posso te mostrar um truque de verdade...





- Funciona nas imagens do post referente ao jogo, não na minha cara...





- Eh... Vamos parar de brigar, acho que o leitor já entendeu... Pessoal tenham uma boa leitura...







Há alguns dias, alias há algumas semanas para ser mais exato, recebi a recomendação deste excelente jogo pelo amigo EMERSON (O cara que fica em bloqueio criativo por 167 horas de uma semana.) do blog THE TWOSDAY CODE.

Ele me disse que o jogo seria um Homebrew do jogo The Guardian Legend, mas não uma simples cópia, e sim um jogo com outras fases mas nos mesmos moldes, a princípio duvidei um pouco, mas quando vi as fotos, fiquei bastante empolgado, confesso que não observei as fotos com atenção.



Nas fotos notei que a nossa querida CRIATURA aparece também no jogo, com isso pensei que era sim um possível THE GUARDIAN LEGEND 2, claro que também li a review dele, mas como nas fotos, não li com atenção. As vezes foi até melhor assim, pois a empolgação se manteve ativa, após ver, ler e se empolgar relatei que tinha gostado bastante, ainda mais pela possibilidade de ampliar o rol de frases e participações da criatura, disse que jogaria o jogo para descobrir o que ele podia proporcionar e que depois faria uma análise também.

Como existem vários outros projetos, a análise deste jogo foi atrasada, mas independente disso nosso amigo ficou relembrando e cobrando a análise, e para não ficar mais em dívida com ele, aqui está.



As impressões com o jogo: a primeira e mais importante delas, é que até jogar o mesmo, jurava que se tratava de um Rom Hack feito na Rom do The Guardian Legend, e na verdade não é nada disso, é outro jogo com outra engine, o jogo é para Windows e não uma rom de um emulador qualquer. Isso me desanimou um pouco, pois iria entrar em contato com os produtores para pegar umas dicas de como programar jogos de Nes.



Jogando o jogo, percebe-se que o padrão gráfico é bem acima do Nes, logo não seria uma edição na rom. O jogo se parece muito pouco com o The Guardian Legend, talvez a Criatura e a base da idéia sejam as mesmas, mas termina por ae, o Indie Game tem somente uma fase de Nave e curtíssima, The Guardian Legend pode-se afirmar com segurança que metade do jogo é em modo Nave.



The Guardian Legend tem todo um clima que não está presente em The Indie Game Legend, mas apesar de não ser parecido assim, posso afirmar que o Indie é um jogo bom, muito legal de ser jogado, se você for fazer comparação com The Guadian Legend você vai depreciar muito o jogo pois ele é inferior, por isso é melhor não comparar e nem jogar com expectativas, aliás, você pode comparar sim e criar expectativas sim, mas isso em cima de outro jogo.



Lembra de SECRET QUEST de Atari? Pois é, esse jogo pode sim ser considerado uma evolução daquele, até o personagem principal parece, os elementos de Secret Quest estão presentes aqui, se você tem saudade de Secret Quest e gostaria de reviver as emoções de jogar uma versão atualizada e com um nível de dificuldade mais balanceado, pode ir sem medo que você vai adorar.



As músicas cumprem bem o seu papel, e os save points quebram um galho, pois sem eles acho que seria muito dificil terminar, porque tem partes que você agarra e tem hora que até a sorte e os eventos aleatórios te ajudam. Os efeitos sonoros são legalzinhos e a jogabilidade é bem diferente daquela jogabilidade convencional, primeiro porque você atira e controla as armas com o Mouse e isso pode levar um tempo para se acostumar, quando se troca de tela, o cursor que estava na parte de baixo aparece na parte de cima e por ae vai, a vantagem é que você pode fugir enquanto ataca, mas é complicado prestar atenção em tanta coisa, uma das alternativas seria colocar uma segunda pessoa para controlar a arma.



Seu personagem não tem o nome citado no jogo, sua arma principal com o passar do jogo você tem a sensação que ela vai ficando mais fraca, mas é com ela que você vai contar, as armas secundárias gastam munição, mas munição vem em bastante abundância, o problema é que elas gastam BASTANTE munição e normalmente elas acabam antes de você ter eliminado seus inimigos, ae é contar com a principal mesmo.




Energia não vem, literalmente. A única forma de recuperar energia é nos Save Points, que só pode ser feito uma vez, ao passar em um Save Point ele ficará desativado, só voltará a se reativar quando você conseguir um cartão. O objetivo das fases, que aqui são dividas em setores é encontrar esses cartões para salvar os Indies (programadores do jogo) que foram capturados.



Acessando o menu, você vai ter acesso ao mapa, a escolha de armas secundárias, ao nome do setor, ao número de cartões que você já pegou e quantos ainda faltam, entre outras coisas.



Após conseguir os cartões, você deve encontrar o computador do setor, com isso vai ser liberado o acesso para a sala aonde se localiza o chefão do setor.





A nossa Criatura tem uma participação singela no jogo, ela aparece simplesmente para te entregar um entre três power ups, que você vai ter que escolher entre: aumentar a energia, aumentar a quantidade de munição ou aumentar a velocidade, tudo vai da sua estratégia, seja sábio, não há power ups suficientes ao longo do caminho. Se você for pegando um power up de cada, ao final do jogo vem uma sala secreta que tem um item que aumenta todas as três habilidades de uma vez só e com isso você maximiza todas suas habilidades, ao invés de ficar desbalanceado em alguma coisa.



Fora esses pequenos detalhes, o jogo pelo fato de ser um HomeBrew é excelente, simples mas excelente, não é muito longo, e é muito bem feito, recomendado, você vai se divertir e se distrair bastante jogando, o problema é que ele é meio linear sem maiores segredos e isso compromete uma segunda ou terceira jogatina pois você já viu o jogo todo.





- Segue o Gameplay do Jogo:








- Você pode baixar o game neste link:







AVALIAÇÃO TÉCNICA

Gráficos:
C+
Músicas:
C+
Efeitos Sonoros:
B
Jogabilidade:
B
Dificuldade:
C+
Fator Multi-Player:
C
Diversão:
C+
Replay Value:
D
Nota Global:
C
Nível do Jogador:
Mediano




PRÓS
  • Fator Retrogamer Elevado
  • Jogabilidade Diferenciada
  • Fatores Técnicos Balanceados
  • Tem Mapinha
  • Secret Quest 2?!?

CONTRAS
  • Recursos Limitados (Armas, Energia, etc)
  • Jogo Curto
  • Há apenas um Slot de Save



Estamos de cara nova... Mas as modas, são as mesmas...


E até a Próxima...




Postado por Solo Player.












8 comentários:

GLStoque disse...

Promissor!
Gostei das imagens e agora que você falou esclareceu bem, pois no início eu não achei parecido com The Guardian Legend mesmo... lembrava de longe... agora tirei a prova.

Adorei os gifs, deram outro nível ao post. Arrasô!

Hyper Emerson disse...

Taí, um review do jogo da perspectiva de um fã de The Guardian Legend. Adorei! =)

Solo Player disse...

Uma pena não ser uma continuação mesmo... Os Gifs são cortesia, copiei lá do seu blog... Hehehe...

Solo Player disse...

Que bom que gostou, devemos esse post a sua indicação...

Pistigrilo disse...

Parece bem bacaninha o jogo. Só tem o detalhe de que nunca joguei "The Guardian Legend" nem "Secret Quest", aí para mim o jogo não traria sensação de nostalgia. 

Morri de rir da discussão do Bat Cão e o mágico lá em cima.

Ficou muito bom o post. Abração.

Solo Player disse...

Mesmo que não traga a nostalgia vale a pena jogar, é curto e simples mas diverte muito.

Cyber Woo disse...

Vixi! preciso jogar o primeiro ainda hahahaha! 

Estou devendo muitos titulos a jogar, to ferrado cara ¬¬

Solo Player disse...

Bem vindo ao grupo, estou devendo uma nuvem também, não tem jeito não, a gente sempre tem outras prioridades e os games acabam ficando de lado... Mas aos poucos a gente vai preenchendo a lacuna...

Postar um comentário