quarta-feira, 1 de junho de 2011

Wizards of Wor - Atari




- Bat Cão, antes da gente começar o post, você gostaria de anunciar para o pessoal a novidade implementada?





- Claro que sim, é o seguinte, as imagens dessa postagem são clicáveis e ao se clicar em uma delas, ela aumenta sem você sair da página, podendo perceber maiores detalhes.




- Deixa eu testar...






- "..."






- Você mentiu, não aconteceu nada.






- Funciona nas imagens do post referente ao jogo, não na minha cara...





- Eh... Vamos parar de brigar, acho que o leitor já entendeu... Pessoal tenham uma boa leitura...







Você quer mais um exemplo de joguinho simples e legal? Wizards of Wor é um deles.


O que o jogo tem de divertido, também tem de primitivo, para você ter idéia ao ligar o cartucho você já tá jogando, não há tela de abertura, nem de seleção de jogadores, nem nada. Os gráficos também são bastante primitivos, o fundo preto é clássico no Atari, mas o detalhe é que o bichos do jogo são monocor. Não sei se vocês vão lembrar de outros jogos do Atari mais avançados, que mesmo os personagens sendo quadrados, ainda assim eram coloridos nas partes que dividiam o corpo para ajudar na identificação, como por exemplo no jogo Keystone Kapers que o chapéu do personagem é de uma cor, o rosto de outra e a roupa de outra. Aqui em Wizards of Wor é tudo monocor e pronto.



Claro que gráficos não vai tirar nenhum charme, principalmente em si tratando de um jogo de Atari. No game você controla um personagem espacial chamado Worrior que deve enfrentar vários monstros nos labirintos (dungeons?!?) e após algumas vitórias ele deve enfrentar o próprio Wizard of Wor, que nada mais é do que um feiticeiro que usa e abusa do teletransporte (Dhalsim?!?)
.



Os desenhos dos inimigos que você enfrenta antes do Wizard of Wor, lembram alguma coisa parecida com Dragões, Dinossauros, e Peixes, variando uma mistura de cada um, sendo que cada tipo de inimigo tem uma cor, como por exemplo o inimigo que lembra o peixe é vermelho. Os inimigos não seguem um padrão ao se movimentarem, e algo que uns consideram um defeito e outros um efeito, é o fato de alguns bichos ficarem piscando, a grande maioria pisca como se tivesse difícil de enxergar.



Acredita-se que seja uma forma do jogo, apesar da limitação tentar representar como o personagem na tela estaria enxergando aquele monstro em uma dungeon escura, talvez com pouca ou nenhuma luz, e nesse detalhe alguns monstros ficam invisíveis e para localizar eles você vai ter que fazer uso de um mini mapa ou mini radar que fica no meio inferior da tela, a medida que se avança no jogo fica essencial acompanhar o radar.



O jogo possui um modo Multiplayer bastante interessante, que pode ser Cooperativo, ambos os jogadores se unem para derrotar todos os montros, ou pode ser caçada, ou seja, um caçando o outro, ae além de se preocupar com os monstros na tela, você vai ter que se preocupar com o seu "parceiro" gente boa querendo te encher de bala.



Os cenários também são bastante simples, alias, só tem um cenário, é uma tela estática, que tem algumas variações na forma do labirinto e na cor.



Além do fator multiplayer que por si só já é um grande atrativo, outro quesito importante que incrementa e muito a experiência ao jogar esse jogo, é como a música e os efeitos sonoros conseguem causar uma sensação de suspense no jogador, alguns mais exagerados podem até dizer que causa desespero em algumas partes, independente disso o som tem um peso muito forte para a diversão desse jogo.



Na jogatina, que começa bem lenta, simples e fácil, você tem a impressão de que os inimigos vem com um timer, que se você não eliminar eles durante aquele tempo, eles ficam MUITO mais rápidos, então aquele bicho que começa "rastejando" se você não for lá e acabar com ele depressa, pode saber que depressa é ele quem vai vir atrás de você.

Resumindo o jogo, ele seria uma mistura de PAC-MAN com BERSERK, mas principalmente do PAC-MAN, só que inverteram a fórmula, aonde no PAC-MAN você é a caça, aqui em Wizards of Wor, você é o caçador.



Wizards of Wor é um ótimo jogo que quase nunca é lembrado nos melhores do Atari, as vezes talvez porque pouca gente teve a oportunidade de jogar.





- Para fechar, apresento a vocês o mais novo integrante da equipe:






ENTER ZATANNA

- A Zatanna a princípio vai ficar responsável por trazer curiosidades sobre os games.





- Oi Zatanna, como falamos por aqui: seja S-E-M-P-R-E bem vinda... Vai fazer alguma coisa depois da postagem?





- O Romeu... A moça veio para trabalhar...






- Só tava sendo gentil...






- Tá bom... Deixa ela fazer a parte dela... Com a palavra, você Zatanna, The Mistress of Magic...





- Alguém falou MAGIC?!? Magia é comigo mesmo, seja bem vinda Zatanna, se quiser posso te ensinar alguns truques?





- Tá todo mundo assanhado nesse lugar hoje... Ninguém fala mais nada, deixa a moça trabalhar...







- Obrigado a todos pela recepção calorosa... Para não estender muito, deixo apenas uma curiosidade: se você percebeu o jogo tem uma tendência de trocar a letra "A" pela letra "O". War (Guerra) = Wor, Warrior (Guerreiro) = Worrior. Pois bem, a CCE quando trouxe o jogo para o Brasil, tratou de trocar esses textos, e claro, para muitos, o jogo é conhecido como Wizards of War.





- Segue o Gameplay do Jogo:








- Abaixo a demonstração do jogo, mas antes a configuração das teclas, e lembrando que o framerate nesta demonstração pode ser diferente do framerate real do game:





F1 - Reset
F2 - Select
F3 - Black and White Mode
F4 - Color Mode
F5 - Player 1 - Amateur Mode (Dificuldade B)
F6 - Player 1 - Professional Mode (Dificuldade A)
F7 - Player 2 - Amateur Mode (Dificuldade B)
F8 - Player 2 - Professional Mode (Dificuldade A)

W,A,S,D - Direções do Player 1
Ctrl Esquerdo - Botão de Ação do Player 1

Setas - Direções do Player 2
Barra de Espaço - Botão de Ação do Player 2





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AVALIAÇÃO TÉCNICA

Gráficos:
C
Músicas:
B
Efeitos Sonoros:
B+
Jogabilidade:
C
Dificuldade:
C
Fator Multi-Player:
B
Diversão:
B
Replay Value:
B
Nota Global:
B
Nível do Jogador:
Novato




PRÓS
  • Elevado fator de diversão
  • Multiplayer Cooperativo ou não
  • Climatização causada pelos efeitos sonoros

CONTRAS
  • Gráficos primitivos
  • Eventos aleatórios
  • Mortes Rápidas e Inevitáveis
  • Jogabilidade um pouco travada




E até a Próxima...




Postado por Solo Player.






Colaboração Jolie