terça-feira, 30 de agosto de 2011

MAHJONG
Regras do Maajan, o estilo japonês
Parte IV


O negócio começou a ficar sério.


Não é motivo para desanimar né,
afinal você chegou até aqui.




Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o IronWolf. Dados os últimos acontecimentos (partida real entre mim e o Solo Player), espero que o interesse pelo Mahjong aumente e que mais pessoas aprendam a jogar. Infelizmente, como é difícil conseguir um kit real (o Solo Player está vivendo esta emoção), aprender e ensinar não são tarefas fáceis. Por isso, sugiro que pratiquem em jogos offline (SNES, PC, MAME e outros), pois futuramente quero que todos se cadastrem em servidores japoneses para jogar.

Por isso, prepare-se, pois no calor da partida os adversários não terão pena de ninguém...

Tenham uma boa leitura!



VITÓRIA (Agari)

Quando um jogador está em Tenpai e possui uma mão válida, há duas possibilidades de vitória:






Ron: ocorre quando a peça que falta para completar a mão vem de um descarte adversário. O jogador que descartou paga sozinho o valor da mão.









Tsumo: acontece quando o jogador em Tenpai compra do muro a peça que precisa para vencer. O pagamento é dividido entre os outros três jogadores.









O jogador vencedor expõe, então, sua mão para a contagem dos pontos. No Maajan, a pontuação da mão é definida segundo dois critérios: Fu e Han.


Fu: são os pontos básicos da mão (pense como uma espécie de "pontuação parcial"). Os Fu são dados conforme o tipo de vitória, a composição da mão e o tipo de espera.


Han: são multiplicadores, que dobram o valor do Fu. Por isso, em alguns tutoriais de Mahjong também são chamados "Dobres". Os Han são dados pelas combinações especiais (Yaku) que a mão possui. Cada Yaku pode valer um ou mais Han.


Observe a mão acima. Considerando que

* Vento da Rodada: Leste
* Vento do Jogador: Norte
* Dora : 1 Sou (Bambu)
* Vitória por Ron

então, esta mão possui:

20 Fu (Vitória)
+ 8 Fu (4 Trincas de Simples expostas)
= 28 Fu

No Mahjong japonês, se a quantidade de Fu for maior do que um múltiplo de 10, é sempre arredondada para cima. Por exemplo, 21 Fu vira 30 ; 36 Fu vira 40. Então, a mão acima vale 30 Fu.

Quanto aos Han, a mão possui:

Tan-Yao - Apenas pedras numéricas de 2 a 8 - 1 Han
Toi-Toi - Mão de trincas - 2 Han

30 Fu 3 Han = 3900 pontos

Existe uma tabela onde constam as combinações de pontos segundo a quantidade de Fu/Han da mão. O valor também depende se a vitória foi por Ron/Tsumo e se o jogador era ou não o Oya.



Obs.: Este exemplo foi apresentado apenas para dar uma noção sobre como é calculado o valor da mão. Para quem está começando no Mahjong não é necessário aprender sobre pontuação. No entanto, com o passar do tempo é interessante que se aprenda o cálculo de pontos, especialmente para quem vai jogar partidas reais.



EMPATE (Ryuukyoku)

Caso nenhum jogador consiga completar a mão antes que as pedras do muro vivo acabem, a rodada é considerada empatada. Todos devem, então, expor suas mãos para mostrar se estão em Tenpai ou Nooten (mão sem Tenpai). Um total de 3000 pontos, pago pelos jogadores em Nooten, deve ser dividido entre os jogadores em Tenpai.


Exemplo:

* 4 jogadores em Tenpai ao final de uma partida: ninguém paga a ninguém.

* 3 jogadores em Tenpai, 1 em Nooten:
este último deve pagar 1000 pontos a cada um dos demais.

* 2 jogadores em Tenpai e 2 em Nooten:
cada jogador em Tenpai recebe 1500 pontos, pago por um dos jogadores em Nooten.

* 1 jogador em Tenpai, 3 em Nooten:
o jogador em Tenpai recebe 3000 pontos, 1000 de cada jogador em Nooten.


Após isso, o Oya (jogador Leste) deve acrescentar um marcador (palito de 100 pontos) para indicar quantas vezes a rodada foi repetida (leia "Renchan" abaixo).

Além de fim das peças do muro vivo, existem outras situações que forçam o empate da rodada. São elas:


* Se os quatro jogadores, no começo da rodada, descartam o mesmo vento;


* Kyuushuu Kyuhai: quando um jogador começa a rodada com uma mão que possui nove terminais/ventos/elementos diferentes;

Obs.: Neste caso, fica a critério do jogador: ou declarar o empate, ou continuar o jogo e tentar fazer o Kokushi Musou (Yakuman - 32.000/48.000 pontos)


* Se ocorrerem 4 declarações de KAN de jogadores diferentes;

Obs.: não há empate se os 4 KAN forem do mesmo jogador; no entanto, um 5° KAN força o empate, pois já não há mais pedras de reposição de KAN no muro morto;


* Se houver 4 declarações de Riichi na mesa.


RENCHAN

Quando um mesmo jogador permanece como Oya por várias vezes consecutivas (por vitória ou empate), ele deve colocar na mesa um palito de 100 pontos cada vez que a rodada for repetida. Isso porque se alguém vencer a rodada, deverá receber 100 pontos extras de cada jogador para cada marcador que esteja sobre a mesa.

Importante:

* Se o Oya estiver em Tenpai ao final de uma rodada empatada, OS VENTOS NÃO MUDAM.

* Se o Oya estiver em Nooten ao final de uma partida empatada, ele recolhe os marcadores e o próximo Oya na sequência coloca a mesma quantidade de palitos, mais um. Quando algum jogador não-Leste (Ko) vencer, a contagem é zerada.



FURITEN

Existe uma regra especial que impede a vitória de um jogador: o Furiten. Ela diz o seguinte:

"Se houver, entre os descartes de um jogador, uma pedra que faça parte da espera de sua mão, então o mesmo não poderá ganhar por Ron, somente por Tsumo."


Observe a imagem à esquerda. O jogador de baixo está em Tenpai, com uma espera aberta de 1-4 Man (observe que ele só pode vencer com o 4 Man, pois não tem nenhum outro Yaku além do Tan-Yao - somente pedras de 2 a 8). O jogador à esquerda descarta um 4 Man. Porém, devido à regra do Furiten, o jogador de baixo não pode declarar vitória (observe sua pilha de descartes: ele descartou um 1 Man no 5º turno).



Além desta situação, o Furiten ocorre em outros dois casos:

a) Ex.: Você faz Riichi; alguns turnos depois, um jogador descarta a peça que falta para completar sua mão. No entanto, você não declara a vitória. Se isto ocorrer, você não pode mais declarar vitória por Ron. Para vencer, terá que retirar do muro vivo a peça da vitória.


b) Furiten temporário - Ex.: Você está em Tenpai. Em algum momento, alguém descarta a peça que completa sua mão. No entanto, você não declara vitória. A partir daí, você está proibido de declarar vitória no turno atual. Se, na sequência, outra pessoa descartar uma pedra com a qual você possa vencer, você não poderá declarar vitória.

O Furiten temporário possui este nome porque permanece apenas durante um turno, ou até que haja uma declaração de PON, KAN ou CHII (que, conforme foi dito no post anterior, quebra a ordem dos turnos na mesa).

As situações acima podem ocorrer, por exemplo, por desatenção do jogador. Ou, ainda, porque ele poderia fazer uma mão mais valiosa com outra peça, diferente da que foi descartada. De qualquer maneira, isso é considerado como uma ofensa por alguns jogadores, pois pode ser interpretado como estar direcionando um ataque a um jogador específico. Daí a proibição de vitória.

Apesar de deixar os iniciantes confusos (e muitas vezes também frustrados), a regra do Furiten também tem suas vantagens. Se um jogador na mesa declarar um Riichi e você estiver com medo de dar a pedra que ele quer (e assim ter que arcar sozinho com o prejuízo), basta descartar pedras iguais às que constam nos descartes dele. Todas elas são pedras seguras, ou seja, o jogador em Riichi não pode declarar vitória com nenhuma delas. Este é o chamado Betaori, a técnica de defesa mais básica do Mahjong.

Ficamos por aqui, não perca as próximas postagens, que talvez serão os mais importantes da série: trataremos sobre os Yakus, as mãos/combinações especiais!

Um abraço, até a próxima!



CURIOSIDADE SOBRE NÓS: Você sabia que dependendo da busca que você realizar no GOOGLE sobre o MAHJONG, o site JOGANDO COM OS AMIGOS aparece na primeira página? Experimente procurar por REGRAS MAHJONG. Agora se você inverter a ordem para MAHJONG REGRAS o JCOAS vai aparecer na primeira página sendo o SEXTO LINK e ainda haverá outros links do JCOAS na primeira página, isso quer dizer que o blog está se tornando uma fonte consistente de informações e referência para o jogo.



Segue a demonstração do jogo, utilize o mouse para jogar:













CLIQUE AQUI para exibir em resolução maior.



Abaixo vídeo mostrando o desenrolar de uma partida:











Postado por IronWolf.








As outras partes deste tutorial podem ser acessadas abaixo:



Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte I

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte II

Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte III


Mahjong - Regras do Maajan, o Estilo Japonês - Parte IV


6 comentários:

Luke2109 disse...

Olá,
Eu gostaria de saber pq eu nunca consigo bater, nem com tsumo, nem com ron. O aplicativo dá um aviso dizendo: "no multiplier". O que significa?

IronWolf disse...

Oi Luke, 


o problema é porque além de ter 4 grupos + 1 par, você precisa ter alguma das mãos especiais (Yaku). Aqui vão algumas delas:

Riichi - declarar que falta 1 peça para completar a mão

Tsumo - com a mão oculta, comprar do muro a peça da vitória

Yaku-Hai - trinca de pedra especial (Vento do jogador, Vento da rodada ou Dragão)

Tan-Yao - mão formada somente por pedras Simples, isto é, pedras numéricas de 2 a 8 de qualquer naipe
Toi-Toi - mão de trincas / quadrasHon-Itsuu - mão semi-pura, isto é, apenas com pedras de um dos naipes + Ventos e/ou Dragões

Chin-Itsuu - mão pura, isto é, composta inteiramente por pedras de um só naipe


Aguarde, assim que possível vou postar a próxima parte do tutorial, onde vou explicar todos os Yakus.Um abraço !

Samiromar045 disse...

legal os post depois da uma passada no www.mahjongbr.org que é atualizado quase que diariamente com info sobre mahjong

Luke2109 disse...

Valeu pela resposta. Mas, sinceramente, essas regras de pontuação herméticas são um tanto difíceis de assimilar. Em jogos online, o sistema calcula automaticamente, mas n gosto de jogar online pq o tempo é muito exíguo (7 seg). N dá pra pensar e o jogo se torna aleatório.
Tenho passado fds divertidos com minha família jogando Mahjong, com a seguinte regra: 12 fichas de poker pra cada. Se alguém bater com pedra da muralha ganha 2 fichas de cada perdedor. Se bater com descarte, ganha 4 fichas do descartador e 1 dos demais. No final de uma ou duas rodadas ganha quem tiver mais fichas. Se alguém ficar sem fichas antes disso, o jogo finaliza e é feita a contagem. Diversão garantida! Um abraço!

Luke2109 disse...

Sobre o kit: Fui em um dos diversos bazares de chineses no Centro do Rio e perguntei a ele se tinha um kit de Mahjong para vender. Ele n entendeu de imediato. Só compreendeu qdo eu disse mahjan. :-)
Ele n tinha na loja mas disse q traria para mim na segunda-feira. Blz!
Na segunda ele me mostrou o kit, q estava em excelente estado, mas dava para perceber q era usado. Sem problemas. Perguntei o preço e ele me disse 200. Eu disse q estava caro e ofereci 100. Ele e a mulher dele chiaram pacas e pediram 150. Negócio fechado. Estou satisfeito. 
Então, sugiro aos foristas q perguntem em lojas de chineses se eles tem algum para vender. Com sorte devem achar um em bom estado.
Eu imprimi algumas folhas onde numerei as miríades e dei nome aos ventos. Qdo ensino para alguém novo dou a folha para a pessoa se orientar. Mas, dois ou três jogos depois ela já n é mais necessária.
É isso,
Um abraço a todos.

Marcio disse...

Tem alguem interessado em comprar um kit de mahjong japones, da TAIYO? A caixa nao esta em bom estado mas as pedras estao embaladas em plastico, e os palitos de pontos tambem. Estou pedindo R$150,00 (sem contar valor de envio).
Quem tiver interesse, e-mail para marcio.maajansp gmail

Postar um comentário