terça-feira, 26 de abril de 2011

Magic: The Gathering - Duels Of The Planeswalkers

Um assunto inusitado:




- Galera, convidei um colega meu, o Thiago, mais conhecido de vocês pelo nick de PISTIGRILO, agora assumindo um novo perfil, o SATOSHI HIWATARI para fazer um Guest-Post, apesar de estar atarefado com as tarefas do cotidiano e da faculdade, monografia, etc, o Thiago topou fazer pelo menos um texto e trouxe este post sobre um jogo que gosto muito que é o Magic, espero que apreciem a leitura e até a próxima...




Hoje vamos falar de um jogo lançado recentemente (2010) para Windows baseado no clássico jogo de cartas “Magic: The Gathering”, lançado por Richard Garfield em 1993.



Para os fãs de Magic não haverá nenhum mistério, pois o jogo conserva fielmente as regras da versão tradicional. E mesmo para quem ainda não o conhece, esta pode ser uma ótima e emocionante oportunidade.


Basicamente o jogo se baseia no seguinte: cada jogador começa a partida com 20 pontos de vida e um deck (baralho) com pelo menos 40 cartas (sendo o mais comum 60, mas nada impede de ter até mais que isso). O objetivo do jogo é derrotar seu(s) oponente(s), zerando seus pontos de vida ou fazendo-o ficar sem cartas no deck para comprar, podendo invocar monstros (que além de possuir ataque e defesa, muitas vezes possuem habilidades especiais), artefatos e até usar magias (feitiços, mágicas instantâneas, encantamentos, etc.). Na partida é possível inclusive contra-atacar as ações dos oponentes, acumular diversas cartas, mas nunca se pode desfazer uma jogada, o que confere ao jogo possibilidades estratégicas impressionantes. Resumindo: se você fizer alguma jogada errada, já era. É bastante comum você perder uma partida após um único erro.


Entretanto, não há motivo para pânico: o jogo não tem um nível de dificuldade muito elevado. Especialmente se você souber usar as cartas (principalmente a hora certa de usar), tudo dará certo. Nessa versão eletrônica, especificamente, há inclusive a oportunidade de jogadores iniciantes treinarem, pois os primeiros oponentes são bem fracos, mas no decorrer do jogo, oponentes mais experientes também aparecem.


Ainda para os iniciantes: o jogo conta com um tutorial muito bom para te ensinar a jogar, onde dá para aprender pelo menos o básico, ou seja, atacar, defender, baixar as cartas, etc.


Para jogadores avançados: o tutorial não é obrigatório, sendo que dá para jogar sem testá-lo. Entretanto, na primeira partida o próprio jogo te dá dicas, como se fosse um mini tutorial.


No começo do jogo você tem um deck e adquire novos decks ao vencer os inimigos, além de cartas novas para o baralho usado para vencer a partida. Avançando o jogo, seus adversários voltam mais fortes, com algumas alterações nos decks e com um nível de dificuldade mais alto, utilizando técnicas mais avançadas, o que dá ao jogo um nível progressivo de dificuldade, deixando as partidas cada vez mais emocionantes.


Um dos recursos mais interessantes do jogo é a possibilidade de jogar junto de um amigo em modo cooperativo. Nesse modo, você e seu amigo enfrentam oponentes em duplas. Nesse caso cada dupla compartilha uma quantidade de 30 pontos de vida única. Então, quando alguém da dupla toma dano, o outro também irá sofrer. Há várias duplas de adversários para serem vencidas e mesmo nesse modo liberam-se novas cartas para seu baralho após vencer as partidas.


O jogo também conta com recursos para jogar online, tanto solo-player como multi-player cooperativo, mas confesso não ter testado esse recurso. Ou seja, esse é um jogo multi-player nato, para todos os gostos.


Outra característica interessante é que o jogo tem de tudo para agradar até jogadores exigentes, como o Fractius Voador (que, aliás, é inspirado numa carta de “Magic: The Gathering”, se não me engano da edição “Tempest” ou “Tempestade”, de 1997), pois há várias criaturas com habilidade de voar.




- Olha nóis ae:








Uma boa notícia é que esse jogo, apesar de ser atual, possuir uma interface gráfica ultramoderna e efeitos especiais muito legais, não exige um hardware topo de linha para rodar.

Para usuários do Windows XP é recomendável usar:

Processador: Athlon 64 2.0GHz/Pentium 4 2.8GHz
Memória RAM:
1GB
Placa-de-vídeo:
GeForce 6200 256MB/Radeon X1300 PRO 256MB

Já para usuários do Windows Vista/7:

Processador: Athlon X2 2.0Ghz/Pentium DualCore 2.0GHz
Memória RAM:
2GB
Placa-de-vídeo:
GeForce 7600GT 256MB/Radeon X1600XT 256MB

Alguns sites pela internet afora afirmam ser possível rodar o jogo em máquinas bem mais modestas, equipadas com Pentium III ou Athlon de 550MHz, 128MB de RAM e placa-de-vídeo com 16MB (desde que compatível com DirectDraw e Diretc3D), mas se isso for mesmo possível com certeza o desempenho não será dos melhores, sendo que será necessário reduzir a resolução e os efeitos gráficos, mas isso pode ser uma esperança para quem usa um PC mais antigo.


O jogo está disponível para vendas no conhecido site Steam, sendo que há uma versão DEMO gratuita disponível em vários sites na internet, como no link a seguir: http://www.baixaki.com.br/download/magic-the-gathering-duels-of-the-planeswalkers.htm


Enfim! Chegando ao fim desse meu primeiro post, espero que tenham tido uma leitura agradável e proveitosa, ficando aí minha recomendação desse ótimo jogo.




Postado por Pistigrilo.


20 comentários:

Leonardo Soler disse...

É free ?? ou tem que comprar... pq se num for, vc poderia colocar o download ae ^^

Leonardo Soler disse...

NOss viagei foi mal kkkkkkk eu não tinha lido o post HUAshuahusa agora que lí kkkk

Filipe Belchior disse...

O jogo é bom. Pra quem não conhece Magic então, eu recomendo. Pra quem conhece Magic, e não joga há tempos, ou gosta de jogar em dupla, vale a pena.. Eu tenho essa versão full pelo Steam e tenho o jogo MTGO disponibilizado diretamente pela Wizards (também tem versão free trial)... eu prefiro o MTGO, mesmo com o gráfico mais simples.

GLStoque disse...

Magic é tudo!

Quando jogávamos isso era como se, pela primeira vez, estivéssemos realmente controlando os personagens que sempre víamos na televisão e tudo mais. Um Luxo!

Arrasô no Estreamento!

Romulo Cesar Maximiano disse...

Caraca sério q vcs jogam magic mesmo? Muito massa isso! (lógico que eu já tinha meio q reparado por causa do fractius voador...rs). Esse jogo ai eu nunca tive curiosidade de jogar naum mas tem um outro, o tal do MTG tactics que parece ser bem interessante (embora seja bem diferente do magic msm). Agora se vc quiser ter uma experiencia real do MTG tem que jogar o MTG online. O "ruim" de lá é que tudo é pago mas mesmo assim é exatamente como o magic real só que com a vantagem que vc naum precisa sair de casa e sempre tem alguem com quem vc jogar e sempre tem torneios rolando (valendo boosters que vc pode vender como booster de verdade ou trocar por tickets [que são o "dinheiro" do MTGO] que podem ser comprados/vendidos também) claro que tem o "free trial" que vc joga com decks pre montadas da ultima coleção básica... (ufa!) escrevi um livro mas é que MTG é meu jogo preferido, gosto mais de MTG do que de video games pra falar a verdade...rs

Barbara disse...

Grande Thithi! Muito bacana seu post! Mas esse negócio de "não
haver motivo pra pânico" não funciona comigo. Hehehe ;)

Pistigrilo disse...

O jogo não é gratuito, embora muita gente o consiga por meios ilícitos através de sites e/ou torrents (mas é claro que não vou postar links desse tipo aqui). Dá para adquirí-lo através do Steam (me parece que o preço está bem atrativo) ou dá para testar o DEMO do mesmo, disponível em vários sites da internet. XD

Pistigrilo disse...

Relaxa! =P

Pistigrilo disse...

Obrigado pelo elogio. E realmente Magic é muito bom. Só tem que ter o cuidado devido para não viciar e ficar gastando dinheiro demasiadamente. E essa versão eletrônica diverte bastante. De vez em quando jogo com um primo meu ou mesmo sozinho e realmente é muito interessante.

Pistigrilo disse...

Hahaha! Gostou? Mas é sério: não precisa apavorar, afinal o jogo não morde! =D E como foi falado no texto, o nível de dificuldade é gradativo, ou seja, as primeiras partidas são mais fáceis e ao avançar o jogo há desafios mais complexos, com oponentes utilizando estratégias mais avançadas. Mas tudo é prática. E se perder, basta tentar de novo.

Pistigrilo disse...

Esse outro jogo ainda não tive a oportunidade de testar...

Pistigrilo disse...

Ah! Que bom que você curtiu o post. O bom desse jogo é que une tudo o que um bom jogo de PC pode proporcionar com Magic, que é um ótimo e renomado jogo de cartas. Então acho que dá para divertir muito.

GLStoque disse...

É só não gastar dinheiro... há alguns anos meu irmão organizou um campeonato alternativo, foi perfeito... não sei porque as pessoas ainda gastam tanto dinheiro.

Gustavo disse...

Gosto muuuuito de Magic!
Jogava quando mais novo e ainda tenho meus grimórios.
Um de azul (muito fraquinho) e um vermelho/verde com 3 cartas brancas matadoras hahhahahaha.

Saudades :~~~~~~

Solo Player disse...

Cara, vocë lembrou da palavra que faltava, GRIMÓRIO, nossa, não lembrava de jeito nenhum, DECK ou BARALHO, sabia que tinha outra, valeu pelo recordação... Seja sempre bem vindo...

GeekIT disse...

Opa! Agora volto mesmo =)
E quanto a palavra que faltava, tenho um certo 'dom' com palavras difíceis... Acabo lembrando delas e esquecendo as simples... Vai saber =/

hehehehe
Abraço!

Pistigrilo disse...

Eu até não tinha me esquecido dessa palavra, mas não tenho o costume de usá-la. Mas isso aí é uma verdadeira marca registrada de Magic. E se você curte o jogo das cartas, recomendo que experimente essa versão eletrônica, que é muito boa. Tem um primo que é viciado em Magic desde 1997 (ele nunca parou de jogar desde então) e nesse final de semana mostrei para ele esse jogo e ele simplesmente adorou! É muito bom mesmo. Eu recomendo.

Pistigrilo disse...

O principal problema é o preço das cartas, que há dez anos atrás já eram absurdamente caras e hoje então nem se fala! Mas tem gente que PODE comprar, fora que não é todo mundo que tem disposição para participar de campeonatos sempre ou mesmo não é muito bom para trocar cartas. Fora que se ninguém comprar, o jogo simplesmente para de ter edições novas. É tudo muito complexo. Hehehe...

Filipe Belchior disse...

com relação ao custo para jogar Magic, acho que depende. Eu conheci Magic há 6 meses. Tenho por volta de 1000 cartas, mas a maioria não foi boosters, mas compras que eu fiz no Mercado Livre. Claro que tem a chance de fazer um mau negócio, mas até que estou com "sorte". Digamos que de umas 700 cartas que comprei no ML, umas 10 vieram "zoadas", mas mesmo assim, dessas 10, o máximo é que não vou usar elas em torneios por algum motivo ou veio com mais de 4 cópias de 1 carta (no caso, isso só aconteceu uma vez). Bem, eu ainda estou na fase de curtir Magic por diversão, não por competições. Eu nem tenho um deck montado especificamente pra algo, sempre que vou jogar eu monto na hora, e gosto de fazer assim, me divirto bastante. Enfim, eu vou continuar comprando tanto booster como lotes, cartas ou decks montados no ML.

Loja Spellbox disse...

Parabens pelo post! O Duels of the Planeswalker é certamente o mais divertido jogo eletrônico
do magic the gathering http://www.spellbox.com.br/

Postar um comentário