sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Super Mario Bros. Crossover

Você conhece esse jogo?

Sabia que ele já teve várias atualizações?



- ATENÇÃO: As imagens dessa postagem são clicáveis e ao se clicar em uma delas, a mesma aumenta sem você sair da página, podendo ver maiores detalhes.




- Dessa vez até eu sou clicável, podem clicar a vontade.






- Eu quero clicar...






- Eu também quero.






- Eu também...






- Eu também, olá Zatanna!






- Eu não vou perder essa...






- "..."






- Pelo menos dessa vez não teve briga, que todos tenham uma ótima leitura...







Eu te pergunto e você responde... Qual o segundo nome do personagem de Star Wars que tem como primeiro nome Han?!? Resposta: SOLO! Eis que é ele que vos fala, o blogueiro mais criativo e crítico de toda a B.E.R.G., The Solo Player.

Antes de começarmos quero relatar para vocês sobre alguns e-mails que o blog vem recebendo com algumas críticas, as pessoas estão perguntando se o blog fala apenas de Battletoads, Mahjong e Mario Bros... ?!? ... Bem... Respondendo a essas pessoas, o blog fala de outras coisas também, mas não recebemos muitas recomendações, portanto a gente fala daquilo que achamos que é legal, a questão do Mario, é que existe muito conteúdo referente ao Mario para falar, tentamos selecionar os melhores e mais relevantes, tem várias coisas excelentes espalhadas pela internet que foram esquecidas e quem não viu na época em que foi lançada, perdeu, esse é um dos motivos de termos postado todos os vídeos da série Super Mario Bros. Z.

O Mahjong não tem como não falar, ainda mais agora que estão surgindo novos jogadores, vamos abrir uma seção só para o Mahjong, mesmo que ainda não seja tão popular, mas é conteúdo exclusivo nosso, nossa identidade, não tem como abrir mão disso.

Já o Battletoads, bem, tem duas postagens só, acho que não é muito, e tem várias pessoas por aí trocando suas horas de lazer pelo Battletoads, nós não vamos fazer isso né :-D, tem coisa mais legal para fazer, como jogar Mahjong, Mario X... É acho que volta e meia, estamos falando de Mario e Mahjong...



Aproveitando o gancho dessa crítica de nossos leitores, o foco de um blog como o nosso é os jogos antigos, e também aqueles jogos que fazem referência aos jogos antigos, dificilmente vamos encontrar neste tipo de blog alguma novidade, aproveitando as palavras do nosso amigo André Breder que ele utilizou na postagem de comemoração de aniversário do Gagá Games: "...os meus textos não tem a intenção de trazer nada de novo para quem os lê, servindo apenas para relembrar alguns games que foram importantes e especiais..."

Acredito que essa frase do Breder resume tudo que um Blog Retrô representa, sendo muito mais nostalgia do que os demais quesitos. Discorda, concorda, deixe sugestões, todas serão bem vindas.



Bem, chega desse papo, vamos ao que interessa, para variar e mudar de assunto, vamos falar de Super Mario. Dessa vez, Super Mario Crossover.



Para quem não conhece, basicamente é o jogo do Super Mario Bros. 1 lançado para o Nintendinho há décadas atrás, e que agora você pode jogar novamente só que com o plus de poder escolher outros personagens de outros jogos também daquela época.



O Crossover já foi lançado a mais tempo e desde então sofreu várias atualizações, a mais significativa na minha opinião foi a inclusão do Ninja Gaiden e do carro de guerra do Blaster Master. Na data desta postagem o jogo encontra-se na versão 1.2.03.



Essa idéia do Crossover de permitir jogar o jogo com personagens de outros jogos é sem dúvida sensacional, assim como falamos na postagem do Battletoads and Double Dragon que essa idéia sempre fez muito sucesso, aqui a fórmula se repete, basicamente é como se você olhasse uma Liga da Justiça em um jogo de Nes, cada personagem está como ele é em seu jogo original e isso cria várias possibilidades de estratégias.





Não posso deixar de comentar que olho para esse jogo e lembro do desenho do Capitão N, quem assistiu sabe do que estou falando, vou pedir o Sai para colocar uns vídeos do desenho na postagem.





Eu particularmente nunca gostei do jogo do Mario 1, sempre que vejo esse jogo, me vem a memória o termo falta de opção, e lembro de uma época em que só tinha isso para jogar, e já joguei muito a contra gosto, gostava muito mais do Mario 2 e só joguei poucas vezes, esse Mario 1 achava muito difícil, achava a jogabilidade ruim, gostava de pegar a Flor-de-Fogo mas rapidinho a gente perdia, não para algum bicho, mas para algum buraco, buraco levava tudo, sua vida, seu power up, passar a fase da água para mim, quando eu era mais novo, era complicado sem a Flor-de-Fogo, dava vontade de parar de jogar e eu parava pois não tinha outros cartuchos para colocar no lugar.



Sem contar outros problemas de jogabilidade que o Mario tem, o pulo é estranho, o movimentos são duros e até imprecisos, ainda bem que corrigiram isso tudo no Mario 3, mas o curioso no Crossover, é exatamente você ver como a pespectiva do jogo muda quando você escolhe outros pernagens.



Tem algum lugar dizendo que o Mario é o personagem mais adequado para o jogo, mas eu discordo, primeiro porque o Mario está desarmado, tem o pulo duro, e a única coisa que ele faz a mais do que os outros é correr, fora isso se você não tiver a Flor-de-Fogo, você depende muito de ficar desviando dos inimigos, e a Flor-de-Fogo também só atira em duas direções, diagonal inferior esquerda ou diagonal inferior direita, jogar esse jogo e jogar com Mario também é falta de criatividade, para isso já tem o Mario do Nes.



Quando você escolhe os outros personagens, você vê os novos horizontes, a primeira impressão é que tem alguma errada, mas quando o jogo começa e avança você logo muda de opinião, e pensa, que legal!



Todos os outros personagens estão armados de verdade e possuem no mínimo alguma forma de ataque independente de ter Flor-de-Fogo ou não, só isso já deixa o Mario no chinelo, você pode simplesmente sair matando todo mundo sem maiores dificuldades, alguns personagens possuem mais de uma forma de ataque, sendo muitas vezes essa segunda forma para matar aqueles bichos que não morrem por vias normais, tipo o bicho preto com concha de ferro.



A Sophia III do Blaster Master é o personagem com mais opções de jogo, tem um canhão principal que atira em várias direções, tem uma arma secundária que é um míssel tele guiado que destroí aquilo que a arma principal não destruir, nada na água igual um peixe, VOA (cadê o Fractius?) e ainda prega no teto e anda na parede sem perigo de cair, ou seja, é o Super Man da nossa Liga, tem todo tipo de poder em um personagem só... É o personagem perfeito para passar pelos castelos, você sobe no teto igual o Homem Aranha e vai embora...





Tirando o Link que na minha humilde opinião ficou estranho, uma vez que eles utilizaram os gráficos do Link do Zelda 1 que originalmente não pula, o alcance da espada é bastante limitado, sendo complicado matar alguns inimigos de frente, se você errar o tempo o prejuízo é todo seu pois o inimigo vai estar muito colado para permitir uma esquiva, outra coisa que não achei legal no Link é o boomerang, que serve apenas para paralisar o inimigo, eu não consegui ver utilidades maiores.



Apesar da Sophia III ser o personagem com mais habilidades, com certeza o mais desequilibrador é o Bill do Contra, a única coisa que ele faz é atirar, (é tudo que você precisa), nas oito direções, se você pegar a Flor-de-Fogo ele ganha o Shot, igualzinho do jogo original do Contra, é muito tiro, e destroí tudo, até o cenário, esse é o famoso MATAR-PILHAR-DESTRUIR, lembra de Final Fantasy Tactics, lembra do ORLANDU? Pois é, usar o Bill gera o mesmo sentimento de usar o Orlandu, parece que a gente tá roubando, chega a ser engraçado.







As caracteristicas dos demais personagens Samus, Simon, Ryu e Megaman são bastante equilibradas e não há muito o que comentar, só jogando para sentir cada um deles.





Eles ainda fizeram outras adições ao jogo, acrescentaram Cheats (O Shot do Bill ainda não é considerado cheat), para habilitar os cheats o jogador deve cumprir certas condições, acrescentaram níveis de dificuldade que agora são cinco, e incluiram também mais três modos de jogo, sendo que no ALL CHARACTERS você pode escolher qualquer um dos personagens toda vez que perder uma vida ou toda vez que completar uma fase, no SURVIVAL você pode escolher qualquer um dos personagens, mas se ele morrer, você deve pagar uma vida para poder ressucita-lo e isso não pode ser feito a qualquer momento, se todos os personagens morrerem acontece o Game Over independente de quantas vidas você tiver, no SINGLE PLAYER você escolhe um personagem só e joga o jogo todo com ele. No SINGLE PLAYER RANDOM, você não escolhe o personagem.





Enfim, este é um jogo muito bacana que com certeza merece ser jogado e relembrado, o capricho com os detalhes são nítidos, e é claro, vamos incetivar e prestigiar o jogo porque tem boatos que o autor tá planejado lançar um Crossover só que usando o Super Mario Bros. 3, já imaginou?





- Abaixo um episódio do desenho do Capitão N, infelizmente só conseguimos a versão em inglês, de toda forma você vai poder ver como eram os seus ídolos dos games em um desenho dos anos 80, o "N Team" era formado por Megaman, Simon Belmont, Kid Icarus, os vilões por: Mother Brain (Metroid), King Hippo (Punch Out), os robôs de Dr. Wily, tinha até Donkey Kong mas não era nem heroí nem vilão....













- Abaixo segue um vídeo muito legal disponibilizado pelo MACHINIMA.COM, é um trailer que mostra os personagens e tem um humor bastante refinado, mesmo que você não entenda a piada vale a pena assistir:







- Você pode jogar o jogo diretamente no site do EXPLODING RABBIT através deste link: SUPER MARIO BROS. CROSSOVER

- O programa para usar o JOYSTICK no jogo você pode baixar diretamente neste link: JOYTOKEY v3.79 não é necessário instalar.






AVALIAÇÃO TÉCNICA

Gráficos:
C
Músicas:
C
Efeitos Sonoros:
B
Jogabilidade:
C+
Dificuldade:
C
Fator Multi-Player:
-
Diversão:
A
Replay Value:
B
Nota Global:
B
Nível do Jogador:
Intermediário





PRÓS
  • Fator nostalgia elevado
  • Criatividade elevada
  • Sobrevida ao jogo original
  • Variação na jogabilidade
  • Bill do Contra com Shot


CONTRAS
  • Manutenção da jogabilidade original, ou seja, travada
  • Mario como personagem selecionável






Postado por Solo Player.






Colaboração Jolie.






Colaboração Tcheco Boy.








5 comentários:

GLStoque disse...

Mario selecionável com ponto contra foi a melhor de todas!

Concordo e assino embaixo. 

Esse pessoal deveriam fundar uma Crossover corporation e fazer isso com todos os jogos clássicos, Mega man, Castlevania, Metroid e por aí vai. Sério.

Fica cada vez melhor! 
O povo capricha mesmo... dá gosto de ver.

Solo Player disse...

Eu acho que o cara deixou o Mario só para mostrar que ele sabe programar... Essa do Crossover Corporation ia ser uma boa, mas se começasse a fazer sucesso demais iria acabar tendo o mesmo fim do Super Mario Bros X. O incrivel é que as produtoras de jogos vêem essas boas idéias e não chamam os caras para trabalhar para elas, ou pior ainda, porque elas não copiam essas boas idéias já que elas mesmas estão sendo copiadas...

PedroQueroJogar disse...

Mais um jogo que não conhecia e que parece ser excelente, vou experimentar.

A ideia de colocar outros personagens no mundo do Super Mario e de fazer as suas caracteristicas funcionar está muito à frente.

Abraço

Solo Player disse...

Já enviei a postagem para você, avise-nos quando sair a publicação.

Solo Player disse...

A idéia é sensação com certeza, não deixe de nos contar se gostou do jogo ou não.

Postar um comentário