domingo, 17 de abril de 2011

Robin Hood The Prince of Thieves - Nes

Toda regra tem sua exceção:




ESSE POST FOI RECUPERADO
DE OUTRA DIMENSÃO...








Que jogos baseados em filmes de sucesso são feitos para aproveitar a fama do filme, e ainda por cima, são produzidos às pressas e de qualquer jeito resultando em um trabalho final de qualidade duvidosa, ou seja, um jogo ruim, não é segredo pra ninguém. Agora, o que muitos não sabem é que existem sim alguns jogos muito bons baseados em filmes, que chorem o Spider-Man, chorem o Superman, chorem o Hulk, chorem os Piratas do Caribe, chorem as Crônicas de Narnia, chorem os Cavaleiros do Zodíaco, chorem principalmente o HARRY POTTER, e chorem vários outros, pois apresento a vocês agora UMA DAS GRANDES EXCEÇÕES DO GÊNERO, o maior herói de todos os tempos, aquele que da vida ao meu avatar e nome ao meu nick alternativo (LOCKSLEY), o excelente e único ROBIN HOOD – O PRÍNCIPE DOS LADRÕES.
O jogo é baseado no excelente filme de mesmo nome, e quem conhece tal filme, ao jogar vai se sentir vivendo a aventura que foi mostrada nas telas.

A história que é contada no jogo captura muito bem a essência do filme, encontramos alguns detalhes do jogo que não estão na produção cinematográfica, mas essas modificações são muito bem vindas, pois adicionam valor ao game. Como uma dessas adições, podemos citar a missão em que Robin Hood e seu bando vão impedir um casamento comprado, coisa que não acontece no filme, mas é uma missão a mais para você cumprir e aproveitar.

O jogo é no estilo AVENTURA com muitos elementos de RPG, você vai jogar este jogo em QUATRO modos diferentes. Isso mesmo, quatro modos, quem achou muito os dois modos de Guardian Legend vai se surpreender com esse. Isso é mais um bom exemplo de que a criatividade vai muito além das limitações técnicas do vídeo game.
Falando dos modos de jogo, o primeiro é o OVERWORLD MODE que também é o principal, e nele vamos passar a maior parte do tempo. Basicamente é uma variação do Zelda, que consiste em uma visão de cima do personagem, dos inimigos, do cenário e dos objetos contidos nele.

Neste modo coletamos itens, acessamos o menu, que nos permite interagir com o cenário bem ao estilo AD&D (os fãs de RPG tradicional vão gostar muito disso), e entre as opções temos: FALAR, OLHAR, PEGAR, PROCURAR e PERSONAGEM.
Percebemos ainda a predominância da cor marrom ao longo do jogo. A escolha por essa cor se deve principalmente à preocupação dos desenvolvedores em passar um ar adulto e de seriedade ao jogo, fora que esta escolha ajudaria a contornar a limitação de cores da paleta do Nes. Mas mesmo com o ar de seriedade demonstrado podemos encontrar algumas situações cômicas assim como acontece em várias partes do filme. Uma delas, digna de SOLO PLAYER (este que vos escreve) é quando tentamos conversar com os cavalos um pouco antes de encontrar com a Mariam pela primeira vez, simplesmente aparece na tela: “O CAVALO NÃO TEM NADA A LHE DIZER, ESTÁ SURPRESO?”
O segundo é o DUEL MODE, nele a tela muda para uma visão lateral, os personagens aparecem grandes e acontece uma luta bem ao estilo Samurai Shodown, sem sofisticações é claro. Você controla Robin Hood e pode movimentar-se para direita e para esquerda, abaixar-se e pular, e também é possível rolar. A forma de atacar é com a espada, bem ao estilo esgrima, espetando seu adversário. Neste modo não é possível acessar o menu e nem recuperar a energia, então amigo, começou a luta, é você e o inimigo até a morte, sem choro. Este tipo de luta acontece basicamente quando temos que enfrentar algum inimigo importante, mas não se engane, nem todos os chefes são enfrentados assim.
O terceiro modo é chamado de MEELEE MODE e acontece em uma tela estática, basicamente um ZOOM OUT do modo principal. Neste modo todos os membros da sua gang participam, por isso é bastante importante equipá-los com armas, armaduras, e encher suas energias. Aqui é possível atacar com as armas brancas (espadas, facas, porretes, etc) e também com flechas, sendo que normalmente os outros membros da sua gang são mais efetivos com flechas do que com qualquer outra coisa, mas tem casos em que é possível equipar eles com os dois tipos de armas. Aqui também não é possível acessar o menu e também não é possível recuperar a energia, então, começou a briga, você já sabe como é que pode terminar né…
O último modo é o HORSE CHASE MODE, nele você vai controlar o Robin Hood montado em um cavalo, e sua única opção de movimento basicamente é para frente… Você ainda pode pular, e detalhe: você tem que pular, pois vez ou outra aparecem pedras pelo chão, e se você não conseguir pulá-las, você cai e morre… E falando em morrer, o jogo te fornece apenas dois continues, ou seja, você tem três tentativas para completar sua missão. Neste modo você também não pode acessar o menu, em compensação você não tem energia para encher, é simplesmente fugir e pular pedras, é o mais rápido dos modos, e a corrida de cavalos dura aproximadamente um minuto. Nem por isso você pode deixar de dar relevância a esse modo, pois ele é o principal comedor de continues dos jogadores novatos! Por ser um modo rápido e já começar na ação, jogadores menos experientes podem encontrar dificuldades para fugir dos guardas e pular das pedras simultaneamente…

Pode levar um tempinho para se dominar o timing do pulo. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças ou a perfeição dos movimentos do Battletoads, é só diferente e difícil no primeiro momento. E claro, não desistam nessa parte, tem muito jogo e história pela frente.Além das variações nos modos de jogo, o jogo em si muda de ambiente várias vezes: você começa fugindo de uma prisão árabe, depois passa por alguma coisa parecida com esgotos, aparece em uma floresta, visita sua casa, atravessa rios, monta um acampamento e fica cumprindo missões, etc, etc, etc… A dinâmica presente no jogo é muito grande.
Lá em cima falamos das opções do menu, e tem uma bastante curiosa, a opção PERSONAGEM (PLAYER), quando acessamos esta opção, abrimos um sub-menu AMIGÁVEL, MARAVILHOSO, SURPREENDENTE, uma MAGNIFICA TELA DE STATUS, uma interface GUI DE EQUIPAMENTOS deslumbrante, é um menu mais que completo, digno de MIGHT AND MAGIC IV ou até mesmo DUNGEON MASTER, coisa única no NES, não lembro de outro jogo que tenha um menu tão avançado e amigável como este no console. O de Guardian Legend que já era bom, passa longe deste, come muita poeira, se existisse OSCAR para jogos, Robin Hood com certeza iria ganhar o prêmio na categoria MENU.
O menu é operado através de uma seta, ou melhor, um cursor no estilo “ponteiro de mouse de computador“, permite rapidamente e sem ficar cansativa em nenhum momento escolher o personagem, trocar itens entre eles, isso entre outras funções. Nesta tela temos acesso a várias informações do nosso personagem, NOME, ENERGIA, EXPERIÊNCIA, LEVEL, ATAQUE, DEFESA, AGILIDADE, QUANTIDADE DE PESO que nosso personagem está carregando e a quantidade que ele consegue carregar (lembre-se: cada item tem um peso específico), QUANTIDADE DE OURO, QUANTIDADE DE FLECHAS (aqui as flechas não são infinitas), para ajudar no estilo RPG AD&D ainda temos uma informação no canto inferior direito de nossa LOCALIZAÇÃO. Para embelezar e dar vida ao jogo, cada item é representado por um desenho único, e não somente textos como era bem comum na época. Esse menu é de fazer inveja em qualquer FINAL FANTASY, PHANTASY STAR ou DRAGON QUEST da geração 8 e 16 bits, e ele ainda permite você interagir com os itens através dos ícones dos OLHOS, das MÃOS, do PEITO, da BOCA, da MÃO SEGURANDO UMA POÇÃO, da MÃO SOLTANDO UMA POÇÃO e do USE.

Com os OLHOS você pode ver o nome dos itens, seu peso, e se for uma arma você pode ver quanto de dano ela causa; serve ainda para ler as cartas que você encontra durante o jogo. Os OLHOS não podem ser utilizados por Duncan, uma vez que ele é cego, mas não se preocupe: o jogo vai te lembrar disso. A BOCA serve para você comer ou beber poções, basicamente recuperar sua energia, o PEITO serve para você equipar uma armadura, as MÃOS servem para você equipar armas, e preste atenção por que algumas exigem duas mãos, como o ARCO LONGO, por exemplo, (que você só consegue equipar se as duas mãos estiverem vazias), o ícone USE serve para usar os vários itens que aparecem ao longo do jogo, como por exemplo, a cela do cavalo e as chaves. Alguns desses itens são usados automaticamente sem necessidade de se entrar no menu, e outros não. Ainda nesta tela temos a opção de ver o mapa da área em que estamos: cada área tem seu mapa próprio, e caso esteja perdido, não tenha receio em fazer uso do mapa, aliás, o ideal é verificar o mapa sempre que se chegar a uma área nova, para assim checar qual o melhor caminho a seguir. Finalmente, o ícone da MÃO SOLTANDO UMA POÇÃO serve para jogar itens fora.Falemos da parte técnica do jogo: os gráficos não são nada grandiosos para o sistema Nes. já falamos da predominância da cor marrom nos cenários, mas mesmo com a simplicidade gráfica, vemos que o jogo se passa em diversos ambientes e há sim uma tentativa forte de retratar essas diferentes áreas, seja um ACAMPAMENTO, seja uma CAVERNA, uma FLORESTA, uma CABANA, uma IGREJA, um CASTELO, etc. Isso sem contar que muitos cenários contém parte EXTERNA e parte INTERNA o que enriquece muito e contrabalanceia o primitivismo dos gráficos.
O jogo ainda se passa em ambientes claros e também em ambientes escuros, e tudo é muito bem retratado. Aproveitando a deixa das partes escuras, CAVERNAS e FUNDO DO POÇO literalmente, o caminho é uma escuridão só, praticamente invisível se você não possuir uma fonte de iluminação, no caso uma TOCHA, que é um item conseguido lá no início do jogo e que vai fazer toda a diferença até o final dele. Na verdade existem alguns outros itens assim, destes que você não pode se desfazer por nada. E outra coisa boa, jogou algum item fora por acidente você pode recuperá-lo em seguida, pois o mesmo fica disponível na tela até que você saia dela. É de fazer inveja a qualquer SHINING FORCE da vida.
O jogo ainda retrata o rosto dos personagens em imagens pixeladas, e apesar das pouquíssimas cores, faz isso de forma graciosa: a Marian realmente parece uma mulher na foto e acredite: é uma foto muito bonita.

A trilha sonora cumpre muito bem o seu papel de retratar fielmente os ambientes do jogo. A música tema do filme foi refeita adaptada e está excelente, vocês se sentirão no filme! As composições causam uma nostalgia muito forte, principalmente nos fãs, só ouvindo pra saber. Os efeitos de parada brusca e troca de som para representar uma situação de ameaça ou perigo são utilizados em boa parte do jogo, então jogue com o volume um pouco mais alto para aproveitar tudo que a aventura pode proporcionar.

Sobre a História não há muito que falar, pois é praticamente a mesma do filme, e até a ADAGA que resolve o final da trama eles deram um jeito inteligente e alternativo de colocarem aqui. O melhor é você jogar e reviver aos poucos do que colocar um simples resumo, e você vai ver que no Nes você pode viver uma aventura épica.
Baseado nas principais reclamações que fizeram as pessoas desistirem do jogo, e para ajudar aqueles que vão se re-aventurar nessa aventura cinematográfica, aí vão duas dicas valiosas para ajudá-los a aproveitar ao máximo a jogatina, além é claro, de pedir para que vocês não desistam na parte do cavalo… A primeira dica é a seguinte: Muitos jogadores chegam na casa da Marian e ficam sem saber o que fazer, primeiro porque o jogo não dá nenhuma dica e segundo por que não dá para deduzir muita coisa. Como você consegue uma armadura antes de chegar aqui, você tem por hábito retirar o MEDALHÃO LOCKSLEY do Robin Hood para usar a armadura mais forte, só que nesta parte, SÓ É POSSÍVEL entrar na casa da Marian se o Robin Hood estiver utilizando o bendito medalhão! Acredite, as pessoas que jogaram o jogo comigo em 1992 não conseguiram passar dessa parte, nem o dono do cartucho conseguiu… Como sou fã incondicional nunca tive dificuldade com isso, aliás, eu fui o único da cidade na época que terminou o jogo.

Agora vai a segunda dica: muitas vezes fica dificílimo avançar no jogo porque você está fraco e não há inimigos suficientes para você ganhar experiência rápido. Para se terminar o jogo com tranquilidade, acredito eu que é necessário um nível 5 no mínimo, e caso não queira ter maiores preocupações, o negócio é evoluir direto até o último nível que é o nível 8, pois você fica com bastante energia, toma pouco dano, mata a maioria dos inimigos com uma porrada só e ainda por cima seu personagem se movimenta mais rapidamente pelo mapa. Fica muito simples, apesar de que eu prefiro deixar alguns níveis para serem evoluídos mais à frente, porque ao subir de nível, você recupera boa parte da sua energia e isso pode ser MUITO valioso… Mas como fazer isso? Tá vendo essa foto da segunda fase? Pois é, posicione o Robin Hood nessa parte, e se possível, tenha um controle turbo: comece a bater sem parar, você vai atingir os inimigos e não será atingido. Como atrás de você tem uma parede, os inimigos nunca vão aparecer na suas costas, só na frente, ai é só bater, bater e bater até subir o nível que quiser. Pode até demorar um pouco, mas é bem eficiente. Se parar de vir inimigos porque a tela encheu de itens, você não precisa sair do lugar, bastar usar o comando TAKE (pegar) da tela de menu, e só saia do lugar apenas quando esse menu não funcionar alegando que o item está fora de alcance. Suba pelo menos até o nível 5 ou 6 e viva essa aventura com tranquilidade e em sua totalidade.Além do personagem principal, o ROBIN HOOD, outros personagens entrarão para seu grupo, e são eles: PETER, AZEEM, DUNCAN (que pode não sair do grupo se você usar um glitch*), LITTLE JOHN e FRIAR TUCK. A grande ausência do filme com certeza é WILL SCARLET, que não faz parte do jogo.

*GLITCH: Falha no jogo (bug) que é aproveitada pelos jogadores para obter uma vantagem não prevista pelos autores do mesmo.
Assim como acontece no filme, Marian leva Duncan embora, e isso é muito ruim pois apesar dele ser cego, o seu espaço no inventário é muito importante, sem contar que ele pode ir embora com itens fundamentais como a TOCHA, que facilita muito a vida do jogador, ou a DRUID’S DAGGER, fundamental para se terminar o jogo. Sim senhor, faça o favor de nunca perder este ítem, pois sem ele VOCÊ NÃO TERMINA O JOGO! Se você não quiser correr os riscos preferindo manter o cego no grupo, basta que na hora em que a Marian vier buscar o Duncan, você evite a guria, pegue sua missão e vá embora sem falar com ela. Duncan não estará mais presente na história do jogo, mas ele vai continuar no seu grupo até o final, ajudando a carregar itens.

Mesmo o jogo tendo a mesma sequência e final do filme, vale a pena jogar para ver e viver isso, e olha que nem mencionei que os rostos apresentados no final são grandes e bonitos, bem diferentes do padrão do Nes. Quem já terminou jogos como 1942 sabe muito bem do que estou dizendo: jogar horas e horas, fases e fases para depois receber simplesmente um THE END ou GAME OVER não é legal… Neste jogo você não vai ter essa decepção…

Com isso terminamos mais uma análise, e dessa vez, de um jogo que com certeza deixou muita saudade.





AVALIAÇÃO TÉCNICA:

Gráficos:
D+
Músicas:
A
Efeitos Sonoros:
C+
Jogabilidade:
C
Dificuldade:
C+
Fator Multi-Player:
?!?
Diversão:
C+
Replay Value:
C
Nota Global:
C
Nível do Jogador:
Mediano




BOA SORTE para todos os desafios e dificuldades que
surgirem em seus caminhos…
Até a próxima…





Postado por Solo Player.



4 comentários:

Pistigrilo disse...

Realmente interessante esse jogo. Me faz pensar no quanto alguns programadores tiram leite da pedra, mesmo contando com grandes limitações de hardware. O menus de equipamentos em alguns pontos lembra vagamente o do Diablo e é realmente muito completo se for comparar com o primitivismo dos games para o NES. Seu post ficou muito bom e tenho certeza de que suas dicas finais vão ajudar muitos desavisados!

Abração!

Solo Player disse...

Vão ajudar pelo menos meus antigos vizinhos que não conseguiram evoluir no jogo...

Alguns programadores fazem milagres mesmo, se tiver a oportunidade pesquisa sobre como o Nes faz para rodar jogos acima de 32K ou 64K não lembro é uma gambiarra só... Originalmente ele não é capaz de fazer isso...

Cyber Woo disse...

Caramba! Esse titulo passou despercebido por mim, lembro que o joguei muito uns 20 segundos deles,hahaha!

Mas após esse review, não há duvidas que passarei algumas horas nele! :D

Solo Player disse...

Espero que o review tenha contribuído para sua vontade de jogar. É um bom jogo, vale muito a pena jogar.

Postar um comentário