domingo, 17 de abril de 2011

Secret Quest - Atari

É Atari mesmo?




ESSE POST FOI RECUPERADO
DE OUTRA DIMENSÃO...








Vamos hoje fugir um pouco do mais do mesmo e trazer para vocês uma proposta diferente. Quando falamos de jogos bons de Atari 2600 logo vem a cabeça aqueles jogos de sempre: RIVER RAID, ENDURO, SEAQUEST, ADVENTURE, KEYSTONE KAPERS, PITFALL, FROSTBITE, H.E.R.O., entre um jogo ou outro variando mais do gosto pessoal de cada um, mas a lista da maioria dos jogadores é muito parecida. Para quem pensa que UNDERRATED é coisa de nintendinho para cima, hoje provaremos que a coisa não é bem assim…

A história desse jogo é a seguinte: Alienigenas invadiram oito estações espaciais vitais e agora estão a ponto de destruir a raça humana, sua missão é das melhores: se infiltrar nessas estações e explodir tudo.

Diferente da grande maioria dos jogos de Atari, este jogo possui um objetivo, começo, meio e fim.

Este foi um dos últimos jogos oficialmente produzidos para o Atari 2600, e quando o iniciamos, nos é solicitado duas letras (teoricamente nossas iniciais), feito isso, ai sim é possível iniciar o game.

O jogo contém muito recursos incomuns e muito diferente dos encontrados habitualmente nos simples jogos do Atari. Para o leitor que não sabe, o Atari 2600, o NES e o Master System são todos sistemas de 8 bits, o que teoricamente daria aos três a mesma capacidade.

Um dos elementos encontrados nesse jogo que dificilmente você verá em outro de Atari, é sua TELA DE MENU: nesta tela você verá em qual estação você está atualmente, quantas estações faltam, verá também sua arma atual e caso possua outras, poderá trocá-la, poderá ainda ver a PASSWORD atual para poder continuar seu jogo depois, e claro, ainda poderá dar PAUSE no jogo. Somente nesse paragrafo falamos umas sete coisas ou mais que NÃO SÃO usuais do Atari… Isso parece mais um jogo de Master System.

Mas o controle do Atari possui somente um botão, você vai me perguntar como que faz pra acessar isso tudo. É até uma sacada inteligente, isso tudo é feito através daqueles switches frontais do videogame! Para acessar a tela pra você colocar a sua PASSWORD anotada o procedimento é o mesmo, mas só é possível acessá-la logo após colocar as iniciais e começar o jogo: moveu para a tela seguinte, não pode mais alterar a PASSWORD. Note que cada conjunto de iniciais corresponde a PASSWORDS diferentes, então junto com a sua, lembre-se de anotar as iniciais que você usou senão nada vai funcionar.

Tudo nesse jogo é não usual e incomum para o Atari, mostrando que sempre podemos ir além das nossas limitações e dando um show de criatividade em muitos jogos fuleiros que existem por ai. Vamos em frente:
Como foi dito, na tela de menu podemos escolher a ARMA que nosso heroi poderá utilizar, na época do Atari já ficaríamos felizes do nosso herói possuir uma arma, quanto mais você possuir mais de uma delas e ainda por cima poder trocá-las a sua vontade. Você terá acesso a um total de 3 (três) armas diferentes, e o problema maior com certeza será encontrá-las: com excessão da primeira, as outras estão bem escondidas em passagens secretas, isso mesmo, você ouviu direito, PASSAGENS SECRETAS, isso existe no Atari.
Nas imagens temos uma demonstração básica da seleção e do funcionamento das armas disponiveis. A primeira e mais fraca é a ENERGY SWORD, que basicamente é um Sabre Jedi; a segunda é o SONIC BLASTER, que atira uma especie de onda de energia nos inimigos, tem velocidade lenta, poder intermediário e senão causar dano no inimigo, paralisa ele para que você possa matá-lo até com outra arma, se quiser. Além disso, para terminar o jogo, você precisa OBRIGATORIAMENTE dessa arma, pois existem inimigos que só podem ser derrotados quando estão paralisados; e por último o PARTICLE BEAM, que se parece bastante com o Sabre Jedi, mas que funciona sendo arremessado nos inimigos a uma alta velocidade. É é a arma mais forte, e lógico, a mais difícil de ser encontrada.
Para encontrar essas armas você terá que encontrar as PASSAGENS SECRETAS do jogo, e além destas, você vai ter que achar a CHAVE para abrí-las. Neste caso as chaves aqui são chamadas de SONIC KEY e são representadas por um icone amarelo que lembra uma corneta. Para usar este item, o procedimento é o mesmo do de qualquer arma: selecione-o na tela de menu e use o botão de disparo para ativá-lo. Funciona basicamente na sala que tem o portal amarelo, e após usá-lo, ele se transforma em uma escada.

A mecânica do jogo é simples e intuitiva: o direcional movimenta o personagem nas oito direções, estilo ZELDA, e o botão de disparo serve para ativar a arma selecionada, ou seja, serve para atacar. Mas fique ligado, pois mesmo que você possa se movimentar nas oitos direções, você só pode atacar em quatro delas.
Os gráficos são muito bonitos, mesmo que o fundo seja monocor. A movimentação e animação dos personagens são boas também, claro tudo levando em consideração o padrão Atari. O jogo ainda possui música de fundo não irritante, contrastando com outros jogos do sistema. Os efeitos sonoros são excelentes e cumprem bem o seu papel.

A medida que você avança nas estações, os mapas vão ganhando andares que são acessados através de escadas, sem contar ainda que vez ou outra teremos que passar por um canhão atirador de raios.

No rodapé da tela você vai ver três marcadores: um deles é a pontuação, que não tem outra função, e os outros dois são OXIGÊNIO e ENERGIA. O Oxigênio mede basicamente sua força vital, e assim como em GAUNTLET, ele vai se acabando com o tempo, sozinho aos poucos, e se ele acabar você morre, GAME OVER, simples assim… A Energia é necessária para você poder utilizar suas armas: quanto mais forte sua arma, mais Energia ela vai consumir. Se a energia acabar você vai demorar só mais um pouquinho para morrer. Já já você vai entender…
Assim como em ZELDA o jogo avança tela a tela, e uns 90% delas tem monstros para serem derrotados. A boa notícia é que você só terá que lutar com um monstro por vez…

Quando você vence um monstro, ele vai te deixar um item, e na GRANDE MAIORIA das vezes vai ser um container de oxigênio ou um container de energia. Outras raras vezes ele pode te deixar um item chamado EXTRA, ou uma NOVA ARMA, ou uma SONIC KEY, ou quem sabe em outros rarississimos casos pode ainda deixar QUATRO CONTAINERS de OXIGÊNIO ou de ENERGIA. A boa notícia é que os monstros que deixam cair essa quantidade maior ou itens mais raros estão sempre no mesmo lugar. Basta decorá-los para ter uma jogatina mais fácil.

Agora tomando o básico, os inimigos vão deixar oxigênio ou energia, e quando eles te derem dano, eles vão diminuir sua barra de oxigênio ou de energia. No início do jogo fica fácil de saber que tipo de dano determinado inimigo te dá: basicamente se eles tiram oxigênio, ao serem vencidos te darão um container de oxigênio, mas a medida que o jogo avança isso muda, e com dano eles começam a diminuir sua barra de oxigênio e como prêmio pela vitória te darão um container de energia. Isso acaba deixando o jogo mais difícil, pois o container basicamente repõe o que você gastou com o inimigo levando danos, e se você gasta uma coisa e repõe outra vai ficando complicado… O ideal é descobrir quais inimigos são assim é evitá-los. A boa notícia é que você pode vencer o monstro e deixar para pegar o item depois, caso você esteja com o medidor cheio, ou ainda pode usar essa tática para marcar caminho. Mas lembrando o que foi dito anteriormente sobre “se você ficar sem energia você vai morrer também, só que vai demorar um pouquinho“, é que a forma que você tem para adquirir tanto energia quanto oxigênio é derrotando monstros e se você não puder usar suas armas porque o medidor de energia acabou, ai amigo, é só esperar o medidor de oxigênio acabar também, pois você não vai ter mais como repor, e como ele acaba sozinho com o tempo, ai você já sabe… Administrar bem esses medidores faz parte da estrategia/dificuldade do jogo…

Existem ainda umas outras salas mais raras do que as que contém armas: são as salas que tem containers de energia ou de oxigênio de graça, ou seja, você entra na sala, pega e sai, sem necessidade de vencer nenhum monstro. Mas não se engane, quase não tem isso no jogo. Eu mesmo quando joguei isso no Atari quando era pequeno, cheguei na sexta estação e nunca vi uma sala dessas… Tudo bem que também não consegui pegar nenhuma arma nova, não sabia para que que servia a corneta (Sonic Key), mas cheguei lá, na raça… Ficava triste e aflito quando qualquer um dos dois medidores tinha menos que quatro quadradinhos, o fim estava próximo, ficava cada vez mais difícil repor os medidores.
Falamos do funcionamento do jogo, agora vamos focar no objetivo do mesmo: explodir literalmente as oitos estações, mas como fazer isso senão estamos portando bombas e nem explosivos? Simples, cada estação contém um computador que ativa uma sequência de auto destruição! Você só precisa do código, colocá-lo no computador, correr para a saída e sair antes do tempo acabar, pois se você não conseguir sair e explodir junto com a estação é GAME OVER sem chôro, por isso decore os caminhos.
Os códigos para ativar o computador são aleatórios e vão variar todas as vezes que você jogar. A boa notícia (reparou como esse jogo tem muitas boas notícias?) é que a localização para conseguí-los será sempre a mesma em cada mapa. Encontrando o computador você vai selecionar o código com o direcional para cima e escolher a posição do código com o direcional para os lados, e aquele que estiver piscando é o que está selecionado no momento. Tendo inserido todos os códigos, basta apertar o botão de disparo, e estando correto, inicia-se a contagem regressiva. Agora você tem que achar a saída, que é representada por um portal roxo. A boa notícia é que as saídas estão sempre no mesmo lugar. Depois que você ativou a sequência de auto-destruição, os monstros e os itens que você deixou de pegar sumirão, então pegue tudo antes de fazer isso, sua única preocupação neste momento será a fuga.

Outro quesito que o jogo dá show de bola é a variedade de inimigos: são mais de 12 diferentes, e para um jogo de Atari isso é considerado muito! Se você pensar que nem STREET FIGHTER 2 quando saiu tinha tanto inimigo, então esse jogo é um arraso! Mesmo tendo um número elevado de inimigos, assim como acontece em Guardian Legend, diferentemente deste todos os inimigos do jogo se movem de forma aleatória, ou seja, eles não tem os movimentos únicos como acontece em Guardian Legend, mas se você pensar em Atari, já tá bom demais! Cada inimigo tem uma pontuação diferente, tem energia e causa dano em quantidade diferente, sem contar aqueles que precisam ser paralisados para poderem ser derrotados, o que adiciona estrategia ao jogo. Abaixo, podem ver o que espera vocês no game:

Bear Trap e Potato Man:

Chopper e Machine:

Floater e Spinner:

Medusa e Squid:

Stomper e Ghost:

Firecraker e Snake :

Dragon:

Por fim, se você gosta de Atari e não conhecia este game, aproveite a recomendação para matar a saudade, pois é um excelente jogo, bem avançado para sua época, e muito detalhado para o seu sistema. Pode parecer fácil no primeiro momento, mas à medida que você avança, o desafio cresce na mesma medida, e meu palpite é que você vai adicionar ele naquela lista de jogos impossíveis de terminar…



AVALIAÇÃO TÉCNICA:

Gráficos:
B
Músicas:
B
Efeitos Sonoros:
B
Jogabilidade:
C+
Dificuldade:
B
Fator Multi-Player:
?!?
Diversão:
B
Replay Value:
C
Nota Global:
B
Nível do Jogador:
Intermediário



Para terminar mesmo, se vocês lerem no horóscopo dessa semana que vocês terão um dia qualquer ruim, não se aflijam, lembrem-se de mim, lembrem-se do Guardian Legend, ajudarei vocês assim como a CRIATURA ajuda o GUARDIAN, desejando a vocês um empolgante BOA SORTE!




Postado por Solo Player.




4 comentários:

GLStoque disse...

E com Gif Animados!

...e eu tô aqui fazendo babação pra encher todos os posts... esse jogo parece bom... quem sabe um dia?

Solo Player disse...

Sinta-se a vontade, só cuidado para não virar um flooder... Os gifs deram um charme mesmo... Devia jogar, é dificil um jogo de Atari ser tão completo...

Cyber Woo disse...

Haaa! esse eu joguei...muito pouco!

Nossa, quando o joguei era muito pequeno e não fui longe ou sequer peguei as armas novas,hahahah!

Atari é sempre nostalgico!


Excelente analise :D

Solo Player disse...

Eu também não peguei, mas dá ir bem longe sem elas. Falar de Atari é lembrar da infância.

Postar um comentário